[Fechar]

Últimas notícias

SETS apresenta balanço positivo de 2011


Secretário também faz estimativas de investimentos do Estado na geração de empregos para 2012


O secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Claudio Romanelli reuniu colaboradores e chefes dos 18 escritórios regionais da SETS distribuídos em todas as regiões do Paraná para apresentar um balanço das atividades realizadas neste ano e as previsões de investimentos para 2012. Segundo o secretário, o trabalho realizado pelos colaboradores da SETS ajudou a população paranaense a melhorar a qualidade de vida, com mais condições de empregabilidade, maior capacitação de mão-de-obra e investimentos financeiros para diminuir a informalidade no Estado.

Romanelli disse, ainda, que o orçamento da SETS em 2011, de cerca de R$ 65 milhões, foi aplicado integralmente nas melhorias das condições de trabalho da população paranaense. “Em 2011, o Paraná gerou 157.526 empregos com carteira assinada de janeiro a novembro de 2011, o que equivale a um aumento de 6,61% no estoque de vagas em relação a dezembro de 2010”, informa o secretário.

Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, que colocam o Paraná como o Estado que detém o melhor desempenho da região Sul e o quarto que mais geraram empregos de janeiro a novembro deste ano em todo o Brasil.

Retrospectiva — Romanelli comemora também o avanço na instalação de Agências do Trabalhador nos municípios paranaenses. Dos 399 municípios do Estado, 233 possuem Agências do Trabalhador. Por meio do Sistema Público de Trabalho, Emprego e Renda, a SETS realizou ações de aprimoramento e de integração dos programas e credenciou todas as Agências do Trabalhador existentes no Paraná, junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o que permitirá receber recursos, através de Convênio do Fundo do Amparo ao Trabalhador (FAT).

Já o Programa Intermediação de Mão de Obra possibilitou a colocação de 157.526 empregos com carteira assinada de janeiro a novembro de 2011. O programa visa a atender prioritariamente jovens, idosos e portadores de deficiência, que são os que mais têm dificuldade de inserção no mundo do trabalho. “Além disso, realizamos treinamentos e oficinas de orientação para o trabalho, incluindo jovens, trabalhadores com mais de 40 anos e mulheres chefes de família com até segundo grau incompleto, dentre diversas outras ações”, destaca o secretário.

A SETS também possibilitou o acesso de trabalhadores em empregadores ao Programa de Microcrédito Orientado e Assistido, por meio do Banco Social. Em todo o Paraná foram realizadas 1.467 operações com um valor contratado de mais de R$ 8 milhões a uma taxa que varia de 0,67% a 0,95% ao mês.
VALDIR AMARAL
(43) 8812-0080

Nenhum comentário

UA-102978914-2