[Fechar]

PageNavi Results No. (ex: 7)

7

Últimas notícias

SÃO JERÔNIMO DA SERRA - PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA É UMA GRANDE REALIDADE





















O Programa Saúde na Escola foi implantando no Município de São Jerônimo da Serra no ano de 2009, com objetivo de avaliar as condições de saúde dos estudantes nos âmbitos Psicossocial, nutricional e avaliações clinicas de enfermagem, com encaminhamentos a especialistas quando necessários. Esse Programa visa a integração e articulação permanente entre os profissionais da saúde e educação, buscando com essa parceria conhecimentos que proporcionem uma melhor formação dos alunos, por meio de ações de promoção, prevenção e atenção a saúde, enfatizando e fortalecendo a atenção aos alunos nas questões clíticas e burocráticas.
O município de São Jerônimo da Serra apresenta uma extensão territorial de aproximadamente 824 km², sendo que a maior concentração populacional encontra-se na área rural, devido a isto, há um grande número de escolas públicas distribuído neste território, totalizando 22 escolas atendendo 3.266 alunos no ano de 2011.
A Atenção Básica a Saúde do Município é desenvolvida por 5 equipes do Programa Saúde da Família, Programa de Saúde Bucal e Agentes Comunitários de Saúde, os quais também desenvolvem o Programa Saúde na Escola, entre outros.
Durante o período de 2010/2011 as equipes do PSF, juntamente com a equipe multidisciplinar (fonoaudióloga, psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta, dentista, enfermeiras, médicos), realizaram ações como atualizações dos cartões de vacinação em 95% dos alunos acompanhados. Foram detectados e estão sendo acompanhados pela equipe 15 alunos com hipertensão arterial, 7 crianças com diabetes mellitus, 120 alunos com acuidade visual, estes sendo encaminhados ao serviço de referência, alguns casos sendo contemplados com óculos quando necessário.
Através de triagem pela equipe de enfermagem juntamente com os profissionais da educação foram atendidos pelo serviço de psicologia 185 alunos, destes, 56% apresentaram comportamentos inadequados (violência, agressividade e desestruturação familiar), 44% apresentam dificuldades e/ou distúrbios cognitivos que interferem na aprendizagem, além dos casos de bulling e depressão.
Dos 3.266 alunos, foi realizada avaliação nutricional de 94% deste total, sendo que 54 alunos apresentaram baixo peso e 189 sobre peso, estando os mesmos sendo acompanhados pela equipe multidisciplinar. Através destes dados pode-se observar que na zona rural prevalece o baixo peso e na zona urbana o sobre peso devido aos hábitos alimentares inadequados, sedentarismo e estilo de vida.
A equipe de saúde bucal é composta por quatro dentistas e auxiliares, distribuídos nos distritos e centro odontológico, os quais realizaram um total de 1.031 atendimentos aos alunos no ano de 2011, que foram encaminhados a esta especialidade através do programa saúde na escola, distribuindo a estes alunos aproximadamente 3000 kits dentais.
Por meio da parceria entre as escolas e as equipes de saúde, o PSE realizado inúmeras ações de prevenção e promoção à saúde através de palestras e oficinas educativas, trabalhando temas como: segurança alimentar e promoção da alimentação saudável, saúde bucal, trabalham de orientação e conscientização da dengue, bulling, álcool e outras drogas ilícitas, saúde sexual, saúde reprodutiva, prevenção das DSTs/AIDS e higiene pessoal.
Através do PSE desenvolveu-se o projeto (Feira da Saúde e Cidadania) em parceria a Secretaria Municipal da Saúde, Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação, CRAS, Emater, Pastoral da Criança, Correios, Banco Social, Sindicatos, Cartório Civil e colaboradores. Este projeto que é desenvolvido em todas as escolas viabilizou o acesso a serviços públicos gratuitos a toda população. Com este projeto foram atendidos aproximadamente 3.000 pessoas, sendo realizados 300 atendimentos oftalmológicos, 148 casamentos, 548 cortes de cabelos, 291 serviços de manicure, 560 RG, 520 CPF, 50 emissão de 2ª via da certidão de nascimento, 60 carteiras de trabalho, atendimentos de enfermagem (aferição de pressão, HGT, agendamento de mamografia, preventivo, vacinação, distribuição de preservativo e material educativo), recreação com pedagogas e educador físico, teatro sobre a dengue e ações de vigilância sanitária.
O PSE têm proporcionado melhoria na qualidade de vida e inclusão social dos alunos, pois a integração entre a equipe multidisciplinar de saúde e profissionais da educação somam conhecimento para a formação de alunos mais saudáveis e desenvolvidos para um melhor aprendizado.
UA-102978914-2