[Fechar]

Últimas notícias

Já surtem os primeiros resultados da Audiência Pública de Cornélio Procópio‏



Já estão sendo recolhidos os agrotóxicos que estavam estocados nas propriedades rurais

Um dos assuntos que foram debatidos na audiência pública que aconteceu em Cornélio Procópio no ano passado, referia-se sobre o recolhimento dos agrotóxicos BHC e obsoletos estocados. Os produtores rurais que declararam ter esses agrotóxicos estocados em suas propriedades devem fazer a devolução do produto até julho, entregando entre os 20 armazéns do estado que estão licenciados para receber o material. A ação tem como principal objetivo retirar do campo os agrotóxicos obsoletos, cuja fabricação, comercialização e utilização estão proibidas por lei no Brasil.
A comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa propôs audiência pública para o debate os principais pleitos como a busca de soluções. Na ocasião muitas autoridades e vários representantes da comunidade apontaram como uma das maiores preocupações o gravíssimo problema ambiental dos agrotóxicos armazenados nas propriedades. Esses produtos estocados em condições precárias podem ocasionar sérios problemas ambientais. Conforme as palavras do Deputado Hermas Junior que presidiu a audiência, ela aconteceu com o propósito de resolução de todos problemas discutidos “Levem com vocês o nosso compromisso de que tudo aqui foi tratado será objeto de nosso trabalho, de nosso esforço perante o Estado e perante o Governo Federal” discursou o parlamentar e complementou comentando o maior e mais importante objetivo da Comissão da Agricultura “ Ecoar as necessidades dos senhores para que as mesmas se traduzam em realizações”.
Satisfeito com os primeiros resultados o deputado Hermas Junior finaliza: “Estamos colhendo os primeiros frutos da audiência que deve gerar ainda mais benefícios para todo o setor do agronegócio”.
Um estudo apresentado pela Engenheira Agrônoma da Seab de Cornélio Procópio apontou que existem quase 2mil agricultores que declararam possuir esses agrotóxicos em sua propriedades. Estima-se que em todo o Paraná há mais de 600 toneladas de produto.
Os procedimentos para devolução estão a cargo da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (por meio do Instituto das Águas, Aguas Paraná e Instituto Ambiental do Paraná) e da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, por meio da Emater. Entidades do setor privado – o Sistema Ocepar, o Sistema Faep e o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias – também se uniram à iniciativa, para viabilizar o cadastramento, recebimento, transporte e destinação dos produtos.
Rafaela Moreira
Assessora de Imprensa Dep. Hermas Jr
rafaelamoreira@hermasbrandaojr.com.br
41 33504170/ 41 33504074 / 41 99827033
http://www.hermasjunior.com.br/

Nenhum comentário

UA-102978914-2