[Fechar]

Últimas notícias

Agricultor vence ranking de produtividade de soja com cultivar da Embrapa‏

A BRS 284, uma das cultivares de soja não transgênica da Embrapa, foi a primeira colocada em evento realizado nesta quarta-feira (18), com produtores rurais de Laguna Carapã/MS. O produtor rural Raphael Cassol venceu o 3º Ranking de Produtividade da Cultura da Soja 2011/2012 por ter obtido 74,10 sacas/hectare com a BRS 284. A cultivar foi desenvolvida pela Embrapa e é comercializada pelas empresas instituidoras da Fundação Meridional. O Ranking de Produtividade visa estimular o produtor rural a buscar mais eficiência na produção da soja.
A família Cassol cultivou a BRS 284 pela primeira vez na safra 2011/2012 em uma área de 122 hectares. "Mesmo com a última safra atípica, de longo período de seca, o resultado foi excelente", diz Cassol, que já cultivou outra soja não transgênica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária: a Embrapa 48.
Dos 27 concorrentes do 3º Ranking de Produtividade da Cultura da Soja 2011/2012, Cassol foi o único a concorrer a BRS 284, e a produtividade despertou a curiosidade dos produtores presentes no evento. "Eles queriam saber como foi o plantio, a adubação, todos os detalhes. Ficaram bem interessados", contou o produtor. "A assistência técnica aqui de Laguna [Carapã] indicou a BRS 284 e, com certeza, vamos cultivar nas próximas safras".
O produtor comentou ainda que, na última safra, também escolheu três cultivares de soja de outras empresas para a propriedade da família, mas o rendimento ficou abaixo da BRS 284. "A média das outras ficou entre 40 e 25 sacas/ha", comentou.
Além da alta produtividade da BRS 284, Cassol conseguiu vender cada saco da cultivar da Embrapa por um valor acima do que são comercializadas as cultivares de soja transgênica. Isso porque o mercado paga bonificação aos produtores que cultivam sojas convencionais (conhecidas também como não transgênicas).
Características e região -A BRS 284 é uma cultivar precoce de crescimento indeterminado, tolerante à presença do nematoide de galha Meloidogyne javanica. São indicadas para os estados de Mato Grosso do Sul (sul e centro-norte), de São Paulo, de Santa Catarina, do Paraná, de Minas Gerais (Triângulo e Alto Paranaíba) e de Goiás (sul e sudoeste).
Evento - A realização do evento é da Prefeitura Municipal de Laguna Carapã através da Secretaria Municipal de Agricultura
Sílvia Zoche Borges
Embrapa Agropecuária Oeste

Nenhum comentário

UA-102978914-2