[Fechar]

Últimas notícias

PRÊMIO UNIMED 2012







A Unimed Paraná promove a quarta edição do Prêmio Unimed de Jornalismo com o objetivo de incentivar a discussão sobre saúde e valorizar profissionais e estudantes de jornalismo que tratem da temática. A iniciativa é fruto de parceria da Unimed com a Organização das Cooperativas do Paraná – Ocepar e com o Sindicato dos Jornalistas do Paraná – Sindijor PR.

Neste ano, a saúde continua sendo o tema central do Prêmio e o subtema, na categoria especial, é “O Ano Internacional do Cooperativismo - Contribuições das Cooperativas Médicas para a Saúde da População”. As inscrições vão até o dia 20 de outubro. Poderão concorrer matérias jornalísticas publicadas entre 10 de novembro de 2011 e 20 de outubro de 2012. Serão distribuídos mais de R$ 35 mil em prêmios. O regulamento está disponível site www.unimed.com.br/premiounimeddejornalimsopr.

“A única mudança em relação à edição anterior é que nós voltamos a exigir que a participação seja apenas de matérias e reportagens publicadas aqui no estado do Paraná. O objetivo é valorizar ainda mais a mídia paranaense e buscar maior interação”, esclarece o diretor de Mercado da Unimed PR, Faustino Garcia Alferez.

Evolução – Na avaliação da Federação, o Prêmio vem atingindo o seu objetivo e trouxe uma série de outros benefícios para a entidade e para a sociedade ao longo desses anos em que vem sendo realizado. De acordo com o diretor-presidente da Unimed PR, o médico Orestes Barrozo Pullin, o assunto saúde tem sido evidenciado pela imprensa de uma forma bastante profissional. “Estamos tendo a possibilidade de discutir as questões de saúde de uma forma mais profunda. Com isso, acreditamos, as pessoas têm a possibilidade de conhecerem também questões que envolvem mais especificamente o segmento da saúde suplementar”, relata.

“Acreditamos que o Prêmio é um incentivo ao debate, colaborando para pontuar questões que precisam ser melhor dimensionadas por todos nós, beneficiários, governo, operadoras e demais atores responsáveis pelos rumos da saúde”, declara Alferez. Segundo ele, em poucos anos, já foi possível observar uma discussão bem mais ampla do tema, antes lembrado mais em momentos de crise e nas publicações direcionadas. Para o diretor, esse resultado é fruto do estreitamento da relação da Unimed PR e, consequentemente, da área de saúde, com a mídia paranaense.

Nos dois primeiros anos, a diretoria da entidade escolheu temas voltados à gestão de saúde. No ano passado, a discussão foi ampliada para a saúde de modo geral, criando uma categoria especial visando pensar questões pontuais da área. Segundo Pullin, esse modelo mostrou-se mais acertado. “Durante esse período de realização do Prêmio, notamos uma evolução positiva em relação aos números e à qualidade das matérias inscritas. Só no ano passado, foram quase 90 matérias participantes”, comemora. Mas ele acredita que há espaço para continuar melhorando. “Aprofundar as questões passou a ser importante. Tudo o que a gente puder fazer para estimular a discussão sobre o assunto e possibilitar um maior entendimento da imprensa e da sociedade sobre as questões que envolvem a área, nós iremos fazer”, enfatiza.
PRÊMIO OCEPAR 2012

Valorizar também os novos profissionais

Categoria universitário é a principal novidade deste ano; série de lançamentos regionais amplia divulgação em torno da premiação

A 9ª edição do Prêmio Ocepar de Jornalismo traz como novidade neste ano a criação de uma nova categoria: Universitário, onde estudantes do curso de jornalismo de qualquer universidade poderão participar com matérias ou reportagens veiculadas nos jornais, rádio, internet ou TV das próprias instituições de ensino e que abordem assuntos relacionados às cooperativas do Ramo Crédito. O melhor material receberá um prêmio de R$ 2 mil. Segundo o coordenador de Prêmio Ocepar, Samuel Milléo Filho é uma forma de também valorizar os futuros profissionais que atuarão em breve no mercado. “Uma oportunidade para levar o tema cooperativismo para dentro dos cursos de jornalismo em diversas universidades paranaenses, especialmente neste ano em que a ONU declarou 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas”, lembrou.

Tema – O Prêmio Ocepar adotou, nesta edição, o mesmo tema escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para comemorar o Ano Internacional das Cooperativas: “Cooperativas constroem um mundo melhor”. Serão aceitos trabalhos veiculados entre 1º de agosto de 2011 e 10 de julho de 2012. O prazo final das inscrições é 10 de julho de 2012. A seleção dos trabalhos será feita por uma Comissão Julgadora composta por jornalistas profissionais e os vencedores serão conhecidos durante jantar comemorativo ao Dia Internacional do Cooperativismo, no dia 30 de julho, em Curitiba.

Nas demais categorias - Jornalismo Impresso, Radiojornalismo, Telejornalismo e Mídia Cooperativa - a premiação continua a mesma das edições anteriores. Os três melhores trabalhos em cada uma delas vão receber R$ 6 mil (primeiro lugar); R$ 3 mil (segundo lugar) e R$ 2 mil (terceiro lugar). As duas categorias especiais, Ramo Crédito e Ramo Saúde, terão prêmios de R$ 3.500 para cada uma das matérias vencedoras. Ao todo, serão distribuídos R$ 53 mil em prêmios.

Lançamentos regionais - Para divulgar o Prêmio, foi programada uma série de lançamentos regionais pelo Paraná nos meses de abril e maio. A maratona iniciou por Londrina, com a realização, com o apoio do Sicredi União, do lançamento na ExpoLondrina. Na ocasião, aconteceu uma palestra do jornalista Carlos Sardenberg, âncora da CBN, para jornalistas e universitários convidados. A programação de lançamentos regionais inclui ainda cidades como Apucarana, Maringá, Campo Mourão, Palotina, Toledo, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Cascavel, Francisco Beltrão, Pato Branco, entre outras. Mais informações pelo fone (41) 3200-1150, e-mail: http://www.blogger.com/ ou no site: http://www.blogger.com/.

Serviço – O Prêmio Ocepar de Jornalismo é promovido pelo Sistema Ocepar com apoio financeiro do Sicredi e Federação Unimed. Mais informações pelo fone (41) 3200-1150, email: imprensa@ocepar.org.br ou no site: http://www.blogger.com/.

Nenhum comentário

UA-102978914-2