[Fechar]

Últimas notícias

Wilsinho inaugura Museu Histórico de Jataizinho



Na manhã desta quinta-feira (24), o prefeito de Jataizinho Wilson Fernandes, inaugurou o Museu Histórico de Jataizinho, que conta inicialmente com quatro salas que representam etapas históricas e sócio-culturais da cidade.
Mostrando a chegada dos colonizadores (1854), os aspectos religiosos com Frei Timóteo de Castelnuevo e representações da padroeira da cidade Nossa Senhora Imaculada Conceição, a história política (1929), e os aspectos sócio-culturais pós (1940), com documentos em textos, objetos e fotos.
Na sala para exposições itinerantes o museu também abriu a exposição de fotos da década de (1920) feitas por George Craig Smith, José Juliani, na época fotógrafos oficiais da Companhia de Terras Norte do Paraná, cedidas pelo Museu Históricio de Londrina Padre Carlos Weiss. Também com fotos de Londrina no início de sua colonização (1930).
Para Prefeito Wilson Fernandes, o dia de hoje é muito importante para a história de Jataizinho, pois marca o início e a garantia da preservação da memória, que será cuidada pela instituição cultural que é o Museu História de Jataizinho.
“Todos as pessoas que estão presentes hoje no prédio que a briga o museu, não estão somente para inaugurar a instituição mas estão para construir a história da cidade. Para que possamos garantir um futuro melhor a todos, temos que oportunizar que nossa memória seja preservada” disse.
Wilsinho agradeceu a todas as autoridade, orgãos e os cidadãos que auxiliaram para que o museu fosse inaugurado, em especial o professor José Cesar dos Reis, e Amauri Ramos da Silva. Ele terminou dizendo que preparou Jataizinho para continuar crescendo e se desenvolvendo como era no passado.
Cultura e história
O Museu Histórico de Jataizinho, que antes era a casa de uma das famílias pioneiras da cidade e foi construída em (1929) localizada na esquina entre as avenidas Getúlio Vargas e Nicola Pansardi, conta com acervo de aproximadamente 300 peças entre objetos, fotos, e documentos em textos que, serão expostos conforme cronograma da instituição.
Segundo o secretário de Educação, Cultura e Esportes de Jataizinho Celso Ribeiro, foram investidos cerca de R$ 10 mil na reforma e estruturação do ambiente para sua visitação. Ribeiro, ressaltou em seu discurso que, o Museu Histórico é a consolidação de um trabalho conjunto que começou em 2005, entre Departamento de Educação e Cultura de Jataizinho, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Escola Estadual Adélia Antunes Lopes.
Ele salientou que, desde o início contou com a colaboração ativa do Professor José Cesar dos Reis, um dos professores de história mais admirados entre os jatainhenses; e mesmo com todas as dificuldades de espaço, colaboração técnica, e financeira, conseguiram alcançar a realização de um sonho que por anos estava sendo aguardado pelas pessoas envolvidas no projeto.
Ribeiro, agradeceu a diretora do Museu Histórico de Londrina, Professora Doutora Regina Célia Alegro, a reitora da UEL, Nádina Aparecida Moreno. A toda equipe do Departamento de Educação e Cultura em especial Dulcinéia Rocha Teixeira, Maria Luiza de Souza, José Aparecido Rodrigues e Paulo Cavalcanti.
Também agradeceu a todos os departamentos da prefeitura que, se dispuseram a trabalhar pela causa.
Ele por fim, agradeceu o prefeito Wilson Fernandes, por entender da importância de preservar a memória de seu povo e de sua população através de uma instituição que é tão importante para o passado presente e futuro de Jataizinho.
Contanto a história
Antes do ato de descerramento da placa inaugural, o professor da UEL José Cesar dos Reis, disse que se sente altamente recompensado em participar da cerimônia de inauguração do museu, em participar junto com secretário Celso Ribeiro e o prefeito Wilsinho, em conseguir um espaço digno da memória deixada pelos moradores de Jataizinho.
O professor Cesar, salientou que Jataizinho é digna de ter sua memória preservada e respeitada, e ao encontro dessa garantia que a esta geração em Jataizinho está tantando fazer. “A memória de um povo é muito importante para que ele possa apanhar subsídios para o exercíco pleno de sua cidadania, ou seja, a validade de seus direitos frente as autoridades constituídas”, explicou o professor.
Ele lembrou que Jataizinho foi fundada com princípio altamente cívico e patriótico, assim como a letra de seu hino, o qual conta que a cidade contribuiu para defesa do território nacional.
A memória de Jataizinho
O professor José Cesar dos Reis, Também ressaltando a grande importância histórica de Frei Timóteo de Castelnuevo, que foi o fundador e organizador do início civilizatório da cidade, bem como todas as demais autoridades que passaram pela história de Jataizinho.
Sobre a importância do acervo do museu, dos Reis enfatizou. “A memória tem ameaças, a memória tem sequestradores, e contra isso este museu vai lutar, visto a importância histórica de seus documentos que datam dos anos entre 1929 e 1938, documentos que são raros para se ter como instrumento de pesquisa e de muita importância para história dessa região, e o que pertence a história dessa cidade deve retornar a essa cidade”.
Ele agradeceu a todos os jatainhenses que auxiliaram na busca de material e informações sobre a história da cidade, bem como todas autoridades e os orgãos envolvidos na consolidação e garantia da instituição de cultura. “O museu é um espaço de memória dinâmico, que estará em constante construção, por que a memória se renova a cada dia”, disse.
“Me orgulho mesmo de Deus me ter dado a oportunidade de semear, e me inspirado para que eu coloca-se a semente do conhecimento em território fertil e hoje aqui jatainhanos, temos o fruto desse trabalho”, terminou.
Estiveram presentes na cerimônia o vice prefeito èlio Duque; a diretora do Museu Histórico de Londrina, Professora Doutora Regina Célia Alegro; a presidente da Câmara Municipal, Mirian Tarosso da Silva; os vereadores , Eric Bruno da Silva, José Aparecido Rodrigues (Paçoca), Luiz Carlos Brandão e demais autoridades.

Nenhum comentário

UA-102978914-2