[Fechar]

Últimas notícias

Morte por gripe A deixa municípios em alerta

Secretários de Saúde da região participam de reunião em Cornélio Procópio

Depois do anúncio oficial do primeiro óbito por Gripe A (H1N1), em Cornélio Procópio, na última quinta-feira, a Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop) realizou uma reunião de emergência para intensificar a campanha regional de combate à doença. A morte de um estudante de 20 anos, aluno da Escola Municipal de Educação Especial Procopense, deixou a Secretaria Municipal de Saúde em estado de emergência. No Paraná, o vírus H1N1 já matou seis pessoas este ano.

Após a confirmação de uma morte por gripe A (H1N1), em Cornélio Procópio, a Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop) fez uma reunião de emergência ontem para intensificar a campanha

de combate à doença na

região.
Segundo a secretária municipal de Saúde de Cornélio Procópio, Alexsandra Marcovanti Mariucci, todos os municípios da região devem estar alertas para uma possível epidemia da gripe. Durante encontro com os prefeitos, a secretária, que também é coordenadora regional do Samu no Norte Pioneiro, reiterou a importância da vacina e medidas de prevenção.

Em Cornélio Procópio, segundo a secretária, a vacinação está sendo aplicada há três semanas, seguindo protocolo da Secretaria Estadual de Saúde. Ela recomendou que neste período de inverno, as prefeituras e instituições evitem eventos que aglomerem pessoas. ‘‘Todos os municípios devem seguir as recomendações básicas e vacinar o mais rápido possível todas as crianças com idades de 6 meses a 2 anos; gestantes; pessoas com mais de 60 anos e profissionais de saúde que trabalham diariamente atendendo a população.

‘‘A vacinação foi intensificada para grupos de risco, principalmente os alunos da rede estadual e municipal de ensino’’, observou a secretária. Mariucci adiantou que qualquer suspeita deve ser comunicada imediatamente à Secretaria Municipal de Saúde ou na 18ªRegional de Saúde que está monitorando todos os casos na região da Amunop. De acordo com a secretária, o medicamento básico, o tamiflu, está disponibilizado em todos os municípios da região. A Santa Casa também está preparada para receber pacientes com suspeita de gripe H1N1.

Igreja

O padre Orisvaldo José Calandro, pároco da Catedral de Cornélio Procópio está recomendando durante às missas algumas medidas de prevenção para evitar eventual contágio por gripe. Segundo ele, as pessoas não precisam se cumprimentar em alguns rituais comuns durante a missa.

Marcos André de Brito
Especial para a Folha

Nenhum comentário

UA-102978914-2