[Fechar]

Últimas notícias

Kitadai leva bronze no judô, primeira medalha do Brasil em Londres 2012

Felipe Kitadai: emoção, dente trincado e bronze emLondres (Foto: Marcio Rodrigues / Fotocom.net)


Felipe Kitadai abriu a porta para as medalhas brasileiras nas Olimpíadas de Londres. Aniversariante do dia, o judoca de 23 anos conquistou o bronze na categoria ligeiro (até 60kg) - o primeiro pódio do Brasil nos Jogos de 2012. Com muita emoção, o paulista derrotou o italiano Elio Verde apenas no golden score (morte súbita), com um yuko, para garantir um lugar no pódio em sua estreia olímpica.
Na luta que valeu a medalha, Felipe passou por um pequeno susto, ao trincar um dente que já havia quebrado durante um treino, no início de julho. Ao fim do combate, seu quimono estava manchado de sangue e molhado de lágrimas. De alegria, de orgulho, de uma emoção incontida.
Com os resultados do primeiro dia de disputas no tatame, o judô passa a ser o esporte com o maior número de medalhas em Olimpíadas para o Brasil, ultrapassando a vela, que tem 16. O bronze de Kitadai foi a 16ª conquista em Jogos, e o ouro inédito de Sarah Menezes (até 52kg) no feminino fez o judô alcançar a 17ª. Além disso, o judô ainda comemora uma escrita de ganhar medalhas em todas as edições dos Jogos desde 1984, em Los Angeles.
saiba mais
FOTOS: Kitadai é bronze em Londres
- Eu não consigo pensar em nada. Não acredito, ainda acho que estou sonhando. Ainda mais com meus pais, minha namorada e meu irmão ali sonhando, berrando para mim. Eu estava com medo de passar por tudo isso e não conseguir medalha para eles e para o Brasil. Foi incrível, não dá nem para expressar em palavras. Hoje é meu aniversário e de algum jeito isso estava destinado para mim. Entrei aqui para brigar. Sabia que iria ser muito difícil e o jeito era me esfolar, dar o sangue no tatame. E finalmente veio essa conqusita - disse Kitadai, muito emocionado, ao SporTV.
Kitadai aplica o golpe vencedor no golden score e vence Elio Verde para levar o bronze (Foto: AFP)
O bronze
A luta começou lenta, com os dois atletas se estudando muito e tentando estabelecer as pegadas. Kitadai tinha dificuldades para encaixar os golpes e levou um shido (penalidade) a 3m do fim da luta. Na sequência, o italiano deu um susto e quase derrubou o brasileiro.
Com a pontuação zerada no placar, os cinco minutos de luta terminaram sem um vencedor. Assim como no primeiro combate da repescagem, contra o sul-coreano Gwang-Hyeon Choi, a decisão ficou para o golden score. Kitadai entrou determinado para os três minutos finais e, de cara, aplicou um belo golpe para anotar um yuko e vencer a disputa do terceiro lugar.
A campanha
Kitadai iniciou o caminho rumo à medalha de bronze superando Tumurkhuleg Davaadorj, da Mongólia, por 1 wazari e 1 yuko a 0. Em seguida, despachou o saudita Eisa Majrashi por ippon, com uma imobilização. Nas quartas, porém, acabou derrotado pelo uzbeque Rishod Sobirov, líder do ranking mundial da categoria. Na repescagem, venceu o sul-coreano Gwang-Hyeon Choi e se credenciou para disputar o bronze.
Felipe Kitadai e o choro emocionado no tatame (Foto: AFP)
Perfil do atleta
Felipe Eidji Kitadai nasceu em São Paulo, no dia 28 de julho de 1989. Aos 23 anos, ele faz parte da seleção brasileira de judô desde 2008. Com apenas 1,63m e 60kg, o ligeiro treina na Sogipa, no Rio Grande do Sul, e aprendeu muito com os conselhos do bicampeão mundial João Derly, também atleta do clube gaúcho. Destro, o paulista tem como principais golpes o ouchi-gari e o tae-otoshi - técnicas de perna. Atualmente, Kitadai é 14º lugar no ranking mundial da Federação Internacional de Judô (FIJ).
O judoca tem entre os principais títulos da carreira a medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011, quando viveu uma situação inusitada, ao sujar a calça do quimono de marrom, devido ao excesso de força para aplicar um golpe. Também se sagrou campeão da Copa do Mundo de Roma 2010 e dos Jogos da Lusofonia 2009. Foi prata no Mundial por Equipes de Paris 2011.
O pódio do peso-ligeiro masculino:1º Arsen Galstyan (RUS)2º Hiroaki Hiraoka (JAP)3º Felipe Kitadai (BRA)3º Rishod Sobirov (UZB)






fonte-globo.com

Nenhum comentário

UA-102978914-2