[Fechar]

Últimas notícias

Livro reúne 90 anos de histórias do rádio brasileiro


Noventa anos de episódios e personagens marcantes do primeiro meio eletrônico de comunicação de massa transcorrem pelas 400 páginas no livro A História do Rádio no Brasil, da professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e da Cásper Líbero, Magaly Prado. A obra, que teve o apoio institucional da ABERT, resgata os principais momentos do meio e histórias curiosas do período entre a década de 1930 até o século XXI.

O livro tem o prefácio do ex-presidente da ABERT, Paulo Machado de Carvalho Neto, e traz uma mistura de fatos e dados com perfis e depoimentos de radialistas de emissoras de todos os cantos do país. O material serve como leitura de referência para formação e entretenimento de profissionais, estudantes e amantes do rádio. Além da leitura contínua, é possível também seguir os principais acontecimentos da “Linha do Tempo”.

A obra integra o selo Da Boa Prosa, da editora Livros de Safra, e foi lançada durante o 26º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, na semana passada, em Brasília. “Quase tudo o que você queria e precisava saber sobre a história do rádio no Brasil e não sabia onde encontrar está neste livro”, afirma o presidente da ABERT, Emanuel Soares Carneiro.

A pesquisadora está recolhendo novos depoimentos e histórias para uma segunda edição, que também sairá em versão eletrônica. Para ela, o trabalho não se trata somente de um resgate histórico do rádio, mas também de mostrar a importância social do meio que influenciou diretamente a formação cultural brasileira.

“O rádio é o veículo do tempo por excelência. Escrever sobre esse meio é incluí-lo em um tempo histórico que lida com o tempo de emissões, o que torna essa trajetória mais interessante ainda”, afirma Magaly Prado.

Fonte: Assessoria de Comunicação da ABERT

Nenhum comentário

UA-102978914-2