[Fechar]

Últimas notícias

Municípios querem aumentar competitividade na produção de café



Qualidade do café é meta dos produtores de Ibaiti, Japira, Jaboti, Pinhalão, Tomazina, Jundiaí do Sul e Conselheiro Mairinck



Técnico exibe dois tipos de produtos selecionados e atesta que produção cafeeira ganha em qualidade com a nova aquisição


Osvaldo Rodrigues, da Emater, mostra aos produtores processos de separação do café, animando e incentivando produção com mais qualidade

Romanelli observa café selecionado em máquina adquirida pelo Civarc, para garantir a qualidade da produção cafeeira da região


Secretário Romanelli destacou a importância da parceria dos municípios da região para alavancar o desenvolvimento do Norte Pioneiro


Municípios que integram o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento do Território do Vale do Rio das Cinzas (Civarc) participaram no último fim de semana do 1º Concurso Café Qualidade Paraná, que classifica regionalmente os melhores produtos da região. O concurso aconteceu em Japira. Na oportunidade, o presidente do Civarc, prefeito de Japira, João Renato Custódio entregou aos produtores da região equipamentos necessários para beneficiamento, classificação, padronização e seleção eletrônica dos grãos.
O secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária e deputado estadual Luiz Claudio Romanelli também participou do evento e parabenizou os prefeitos dos municípios da região pela parceria em prol do desenvolvimento regional. O Civarc reúne os municípios de Jundiaí do Sul, Conselheiro Mairinck, Ibaiti, Japira, Jaboti, Pinhalão e Tomazina.
Recentemente, o Consórcio realizou convênio para aquisição de equipamentos que garantam a melhoria da qualidade da produção cafeeira. Dentre as aquisições estão uma máquina itinerante de beneficiamento e uma selecionadora eletrônica para café. O investimento na aquisição dos equipamentos foi de R$ 284.660,00.
Para o secretário Romanelli, o investimento é necessário para que a produção de café seja de alta qualidade, o que vai garantir a melhoria da vida do produtor da região. “É um investimento necessário, mas que somente é possível com a união dos municípios da região. Esta parceria certamente trará grandes resultados para a produção cafeeira da região, fortalecendo o agronegócio e melhorando a qualidade de vida do cafeicultor”, comenta Romanelli.
O Concurso vale uma vaga na fase regional e posteriormente na etapa estadual, que está programada para 31 de outubro. Os equipamentos foram adquiridos com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e serão utilizados no processo de avaliação da qualificação do café dos produtores. Além do maquinário, um laboratório de classificação e degustação de café será criado em Tomazina, para atender a região.
Equipamentos — O Civarc adquiriu uma máquina itinerante de beneficiamento de café, que tem capacidade de beneficiamento de 15 sacas/hora do produto. Outro equipamento adquirido foi uma máquina de classificação e padronização por processo eletrônico. Esse equipamento padronizará 30 sacas/hora, com bica de ensaque manual e mesa dessimétrica com separação de grãos por peso. A capacidade de produção é de 50 sacas/hora, com aspiração de pó com filtro de vela e a máquina selecionadora com compressor de ar de no mínimo 50 pés e duas unidades de purgadores eletrônicos.
O Civarc foi criado para planejar e organizar o desenvolvimento do cultivo de café e outros segmentos de geração de renda na região. Para a maioria dos produtores, esse investimento representa um grande passo para a pequena agricultura, que depende de investimentos e parcerias com consórcios para poder continuar a produção.
Além do secretário Romanelli e do presidente do Civarc, João Renato Custódio, o evento contou também com participação do prefeito de Ibaiti, Luiz Carlos Peté dos Santos, do gerente regional da Emater, Maurício Castro Alves e de diversos produtores da região.

Nenhum comentário

UA-102978914-2