[Fechar]

Últimas notícias

POLÍTICA - Prefeitos elegem saúde como prioridade

Metas incluem contratação de profissionais e fortalecimento do Programa Saúde da Família
Arquivo Folha
Santo Antonio da Platina contratará profissionais para melhorar a qualidade do atendimento nas unidades básicas de saúde
Os prefeitos eleitos de Assaí, Bandeirantes, Jataizinho, Santo Antônio da Platina, Uraí e Wenceslau Braz elegeram os investimentos na área da saúde como prioridade em seus mandatos. Eles falaram à reportagem da FOLHA sobre as metas na área, mas relataram as dificuldades que possuem devido à baixa arrecadação do município com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e com os repasses do Fundo de Participação dos Municípios e das verbas obtidas junto aos governos federal e estadual, que não chegam em quantidade suficiente.

Em Santo Antônio da Platina, o prefeito eleito Pedro Claro (DEM), que já havia ocupado o cargo de 2006 a 2008, destacou que a saúde será primordial em seu governo e reforçou a importância da contratação de profissionais da área como médicos, enfermeiros e auxiliares para suprir o déficit. ''Temos que realizar um concurso para termos um quadro clínico de qualidade'', salientou. Para ele, isso vai melhorar a qualidade do atendimento das Unidades Básicas de Saúde do município.

Wenceslau Braz reelegeu o atual prefeito Atahyde Ferreira dos Santos Junior (PSD), o Taidinho. Ele afirmou que a meta é dar continuidade ao que já foi feito no primeiro mandato na área da saúde, como a parceria com o hospital da cidade. Porém, ele destacou a necessidade de proporcionar melhor qualificação aos profissionais que atuam na área da saúde no município. ''Já temos um médico obstetra 24 horas de plantão e agora vamos contratar mais três especialistas para atuar na cidade e vamos implantar mais duas equipes do Programa Saúde da Família (PSF)'', prometeu. Além disso, ele informou que pretende comprar um ônibus para o transporte de hemofílicos para a realização da hemodiálise em outros municípios. Também pretende informatizar todas as unidades de saúde.

O prefeito reeleito de Bandeirantes, Celso Silva (PDT), destacou que já está sendo construída uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com três leitos no hospital da Santa Casa. ''Queremos concluir a obra até junho. Com isso a Santa Casa terá condições de ter novas especialidades de complexidade média. Hoje, os pacientes que necessitam deste tipo de atendimento são encaminhados para outros centros'', explicou.

Ele destacou também que pretende reestruturar a saúde básica, fortalecendo o Programa Saúde da Família e equipando a nova central de regulação, que ficará anexa ao Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Norte Pioneiro (Uenp). ''Acabamos de instalar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e, para completar o processo, vamos pleitear a instalação de uma Unidade de Pronto Atendimento'', acrescentou Celso Silva, lembrando que recentemente o município contratou 15 médicos. O programa de saúde bucal, que realiza trabalho preventivo junto às crianças da rede municipal de educação, ser mantido.

O prefeito eleito de Assaí, Luiz Alberto Vicente (PSDB), conhecido também como Luiz Mestiço, afirmou que a área da saúde precisa avançar muito no município e destacou que o problema não atinge somente Assaí, mas todo o Brasil. Entre suas prioridades está a busca pela implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no município. ''Além disso vamos focar na saúde preventiva para atenuar a necessidade de atendimento nas unidades básicas de saúde e hospitais'', explicou.

Ele anunciou que pretende realizar investimentos para o atendimento odontológico de crianças da rede municipal de educação. ''Vamos buscar parcerias com faculdades de odontologia para poder oferecer uma melhor saúde bucal para as crianças'', projetou.

Em Uraí, o prefeito Almir Fernandes de Oliveira (PPS), que assumiu em junho do ano passado em função da morte do prefeito Susumo Itimura, foi reeleito e afirmou que está difícil levar médicos para a cidade. Ele relatou que a situação do município para realizar novas obras na área da saúde está difícil.

O problema maior desde que asumiu, segundo ele, são as certidões do município que não estavam em dia e isso impede o acesso a recursos dos governos tanto na esfera estadual quanto na federal. ''Nossa maior preocupação é a saúde. Temos que fazer parceria com hospitais, pois o nosso quadro é insuficiente para atender a população do município. Desde que assumi tenho priorizado colocar essas certidões em dia, mas ainda falta a do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social)'', argumentou.

O prefeito reeleito em Jataizinho, Élio Duque (PDT), afirma que o município gasta mais com a saúde do que a lei determina. ''Nós gastamos 16,5% do nosso orçamento com a saúde e a lei determina que os gastos devem ser de 15%'', afirmou. Duque explicou que a prioridade será a manutenção do programa que realiza a distribuição de medicamentos. ''Cerca de duas mil pessoas retiram periodicamente o que chamamos de 'cesta básica de remédios'. Trata-se de um número relevante, já que equivale a 20% da população do município'', destacou.

Ele explicou que priorizará o desmembramento da farmácia da unidade básica de saúde central, já que o movimento é muito intenso e as pessoas que frequentam a UBS acabam prejudicadas.
Vítor Ogawa
Reportagem Local
 
folha Norte Pioneiro

Nenhum comentário

UA-102978914-2