[Fechar]

Últimas notícias

Vereadora morre aos 78 anos em Curitiba

Morreu nesta segunda-feira (29), em Curitiba, a vereadora Nely Almeida (PSDB). Nely tinha 78 anos. Ela foi eleita vereadora pela primeira vez em 1989 e estava no sexto mandato. Ela não se candidatou nas eleições municipais deste ano.

Divulgação / CMC


A vereadora morreu em casa, por problemas no coração. A Câmara Municipal de Curitiba decretou luto oficial de três dias pelo falecimento da vereadora. As sessões plenárias desta terça-feira (30) e quarta (31) foram canceladas e transferidas para a próxima semana.

Em nome da Mesa Executiva e dos demais parlamentares, o presidente da Casa, João Luiz Cordeiro (PSDB), lamentou a perda e lembrou a trajetória de Nely Almeida, que estava no sexto mandato.

"Sempre foi grande companheira dos demais parlamentares, de espírito acolhedor e posicionamento firme em defesa da mulher, dos idosos e da família", afirmou Cordeiro.

Formada em Geografia e História, a vereadora era autora de diversos projetos que se transformaram em lei. Entre eles, o que garante a gratuidade no transporte aos maiores de 65 anos e o que determina atendimento prioritário nos caixas de supermercados aos idosos, pessoas com deficiência, gestantes e mulheres com criança no colo. Foi, ainda, co-autora do projeto que autoriza o Executivo a implantar o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, a Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, além da lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas nas proximidades das escolas.

Na área cultural, são de sua autoria os trabalhos de artes plásticas Esboço Histórico de Curitiba, Curiosidades Históricas da Irmandade de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais da Vila de Curitiba e História de Curitiba.

Nely Lidia Valente de Almeida era viúva do médico Felix do Rego Almeida e deixa três filhos. O velório ocorrerá no Palácio Rio Branco, prédio histórico da Câmara, a partir das 18h. O local permanecerá aberto até 23h, reabrindo às 8h desta terça-feira. O sepultamento será às 15h, no Cemitério Parque Iguaçu.

bonde

Nenhum comentário

UA-102978914-2