[Fechar]

Últimas notícias

Câmpus Cornélio Procópio se destaca em evento internacional de robótica - JOVEM AMOREIRENSE É UM DOS DESTAQUES

Entre os dias 15 e 21 de outubro, estudantes da UTFPR Câmpus Cornélio Procópio participaram da Robotics Trends 2012, realizada em Fortaleza – CE.

Promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), a Robotics Trends 2012 reuniu seis grandes eventos nacionais e internacionais: o IX Latin American Robotic Symposium, o I Simpósio Brasileiro de Robótica, a XI Latin American Robotic Competition, a X Competição Brasileira de Robótica, a Mostra Nacional de Robótica e a V Olimpíada Brasileira de Robótica.

O evento, que reuniu cerca de 100 mil pessoas, tem entre seus objetivos o incentivo e a divulgação da robótica em diversas áreas, tais como educação, saúde e cultura, além de congregar a comunidade de robótica.

Alvaro C. Parietti Filho e Marcel Danilo Alves Siqueira, estudantes do Curso de Engenharia Elétrica do Câmpus CP, orientandos do professor Marcos Banheti Rabello Vallim, tiveram a oportunidade de participar do IX Latin American Robotic Symposium, evento científico que tem por objetivo promover o desenvolvimento de avanços tecnológicos em robótica móvel autônoma da América Latina. Alvaro e Marcel apresentaram, respectivamente, os artigos intitulados “Recognition and Separation of Objects on a Lego Mindstorms NXT Conveyor  Belt using Log-Polar Transform and Artificial Neural Networks” e “An FPGA-Based Robotics Platform for Educational and Research Applications”, ambos resultados de trabalhos de iniciação científica.

A Mostra Nacional de Robótica, evento que busca incentivar jovens talentos por meio da exposição e divulgação de trabalhos na área de robótica, também contou com a participação de estudantes da UTFPR. Daniel Westerman Spier, Julio Conforto e Mayara Miranda apresentaram, respectivamente, os trabalhos “Descritivo do I Desafio Procopense de Robótica”, “Implementação em FPGA de um Controlador Proporcional-Integrativo para Sistemas de Velocidade e Posição em Motores de Corrente Contínua Aplicados em Robótica Móvel” e “Aprendendo Conceitos de Controle a Partir de um Braço Robótico Construído com Lego®”.

Outro resultado relevante foi a conquista do 1º lugar na X Competição Brasileira de Robótica (CBR/2012), na liga Robocup Junior, modalidade Dança com Robôs, nível Ensino Médio. O time Jedi Padawan, orientado pela professora Sonia Maria Rodrigues, é formado pelos alunos bolsistas de PIBIC-EM Alessandra Mayara Buso de Souza, Eduardo Domingues de Almeida, Gabriel Maioque Teceron, Giovanna Schimomukai, Halisson Augusto Parré Marques, Heitor Casaçola Cinel(AMOREIRENSE), João Vitor Busquim Braga, Rafael Henrique Fank Eidts. Com a conquista do 1º lugar, o Jedi Padawans representará novamente o Brasil na Robocup 2013, que será realizada na cidade de Eindhoven, na Holanda.

Em 2011, em São João Del Rey – MG, o Câmpus Cornélio Procópio foi vice-campeão na mesma modalidade – Dança com Robôs. Como resultado da excelente classificação, o time foi convidado para representar o Brasil na Robocup 2012, realizada na Cidade do México, em junho de 2012.

A Robocup é um evento de abrangência mundial, que tem como objetivo o desenvolvimento da pesquisa em robótica e inteligência artificial, oferecendo desafios estimulantes a jovens estudantes. Em particular,  a Robocup tem representado uma das maneiras mais eficazes de promover a investigação em engenharia, além de desenvolvimento de aplicações específicas com impactos educacionais significativos de  longo prazo.

É importante ressaltar que todos os trabalhos mencionados foram desenvolvidos no Centro de Experimentação Ninho de Pardais, o qual é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE-CP), sendo dedicado a pesquisas na área da robótica e coordenado pelo professor Marcos Banheti Rabello Vallim.

Campeonato_Robótica II

Mais informações:
- sobre o Centro de Experimentação Ninho de Pardais

Nenhum comentário

UA-102978914-2