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Cinco projetos do Sicredi PR/SP recebem selo "Referência Estadual" da OCB

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Wellington Ferreira, Presidente da Sicredi União PR, João Paulo Koslovski, Presidente do Sistema Ocepar, Jaime Basso, Presidente da Sicredi Vale do Piquiri PR e Vice-Presidente da Central Sicredi PR/SP, e Maroan Tohmé, Superintendente de Desenvolvimento da Central Sicredi PR/SP



Cinco projetos do Sicredi PR/SP recebem selo "Referência Estadual" da OCB
Projetos da Central PR/SP, Sicredi Nossa Terra, Vale do Piquiri PR e União PR atingiram mais de 60 pontos na premiação da Etapa Estadual do Prêmio Cooperativa do Ano

O Sicredi recebeu este mês cinco selos "Referência Estadual" na oitava edição do Prêmio Cooperativa do Ano, promovido pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e pela revista Globo Rural. Os projetos premiados foram da Central PR/SP, Sicredi Nossa Terra, Sicredi União PR e Sicredi Vale do Piquiri PR, que recebeu dois selos. A entrega foi feita no encerramento do Fórum dos Presidentes das Cooperativas Agropecuárias e de Crédito aos projetos que alcançaram mais de 60 pontos na avaliação da comissão julgadora, o que, segundo a OCB, atesta a qualidade dos trabalhos. No total, 35 projetos, de 18 cooperativas do Paraná, foram inscritos no concurso.

Para o vice-presidente da Central Sicredi PR/SP e presidente da Sicredi Vale do Piquiri, Jaime Basso, este reconhecimento é bastante significante. "Devemos destacar a importância da OCB estar desenvolvendo o concurso, valorizando o trabalho das cooperativas e a importância do reconhecimento dos trabalhos sustentáveis e sociais realizados na região", destacou. Além disso, Basso considerou os resultados satisfatórios. "É uma boa participação no prêmio. Dos 20 projetos contemplados no estado, cinco são do Sicredi", ressaltou.

Renato Nobile, superintendente da OCB, disse que em resultado a este prêmio, será produzido um manual de boas práticas para a elaboração de bons projetos, que será entregue em 2013 aos participantes da nona edição do Prêmio Cooperativa do Ano.

Projetos

Central Sicredi PR/SP - APACN: O futuro está em nossas mãos!
Categoria: Desenvolvimento Sustentável
A Central Sicredi PR/SP gera, por ano, mais de mil metros de faixas e banners, material utilizado em campanhas publicitárias. Essas peças permaneciam expostas nas Unidades de Atendimento e nos estandes montados pelas cooperativas em eventos regionais. Após as ações, os banners eram descartados no lixo reciclável (em cidades que dispunham deste tipo de coleta) ou no lixo comum. Ou seja, não havia reaproveitamento algum.
Para conseguir dar destinação adequada aos resíduos e ainda contribuir com crianças com a saúde debilitada, a Sicredi se uniu a Associação de Apoio à Criança com Neoplasia (APACN) e a Europarts Comunicação Visual e criou o projeto "O futuro está em nossas mãos!". A APACN foi escolhida e ficou responsável pela confecção das bolsas (serviço feito voluntariamente pelas mães das crianças atendidas pela entidade). A Europarts fabrica o selo que é aplicado nos bolsos das Ecobags. Ao final, o Sicredi compra as bolsas produzidas pela por R$8,50 a unidade, dinheiro que é revertido ao tratamento das crianças.
Atualmente, todos os banners e faixas utilizados são transformados em bolsas ecológicas, distribuídas pelo Sicredi em eventos, como brindes para associados. Em um ano de projeto, foram confeccionadas, a partir de 1.463 banners e faixas, 770 peças. A previsão é chegar a mil unidades até o fim de 2012.

Sicredi Nossa Terra - Projeto a Inclusão da Mulher no mercado financeiro
Categoria: Comunicação e difusão do cooperativismo
Proporcionar a inserção da mulher no processo de gestão da cooperativa e equilibrar o número de mulheres e homens em cargos de gestão era o objetivo do projeto. Este fato se justificava porque apenas seis mulheres se associavam a cooperativa Nossa Terra por mês, o que correspondia a 22,43% do quadro social.
Para a ação foram convidadas mulheres associadas, não associadas e segundas titulares das contas, que apresentassem perfil de liderança. A ideia foi organizar o Chá das Bruxas, um nome instigante que sugeria que elas desvendassem o segredo de um chá. A presidente da cooperativa, Maura Carrara, falou sobre o tema e o quanto o mundo está ávido por mulheres em cargos de gestão.
Após a ação o número de mulheres associadas aumentos para 98 por mês. Apenas no primeiro semestre de 2012, houve um aumento de 2,61% do sexo feminino no quadro social. Atualmente o quadro social da cooperativa é de 28,83% de mulheres, 62,81% de homens e 8,36% de pessoas jurídicas. A segunda etapa, se inserir as mulheres na gestão também já está trazendo resultados. Em 2012 das 352 pessoas habilitadas para o Programa Crescer, 71% foram mulheres. Além disso, 10 mulheres já ocupam cargos de liderança.

Sicredi Vale do Piquiri PR - Projeto Agente Sicredi
Categoria: Comunicação e difusão do cooperativismo
A meta da Sicredi Vale do Piquiri PR é ter 60 mil associados em seu quadro social até 2015. Apesar da meta arrojada, é considerada possível, pois a população das 30 unidades de atendimento é de 600 mil habitantes, sendo 300 mil economicamente ativos. Por isso, o desafio do projeto era ir de encontro à comunidade, fazendo com que as pessoas conhecessem os diferenciais competitivos da cooperativa de crédito e consequentemente se tornassem associados.
Diante dessa realidade, a Sicredi Vale do Piquiri lançou um serviço com características internas inéditas. Os profissionais mantiveram uma agenda de visitas à residência ou empresas, informando sobre os diferenciais competitivos e o que é necessário para se tornar um associado. O projeto prevê também que a pessoa interessada pode acessar o serviço, com a solicitação de uma visita do agente, via telefone ou site disponíveis.
Umuarama foi a primeira cidade a receber o projeto. Em 2011, durante a realização do projeto, a Unidade teve um incremento na base de associados de 36%, 16% a mais do que em 2010, quando o projeto não estava ativo. Inclusive, o baixo índice de crescimento na base de associados, em 2012, levou a equipe a decidir sobre o retorno do projeto em 2013. Campo Mourão, a segunda cidade a receber o projeto, teve um aumento da base de associados de 50%, 24% a mais que 2010, quando não tinha o projeto.

Projeto Ações para Comunicar
O crescimento da Sicredi Vale do Piquiri, em número de associados, é visível. Porém, o publico que começou a operar com a cooperativa, nem sempre tinha o entendimento das características e dos diferenciais cooperativistas. Diante destas expectativas, a alternativa foi investir na formação dos associados, com o objetivo de qualificar e buscar uma forma de organização, propiciando uma melhor participação, fidelização do associado e perenidade ao empreendimento. A solução apresentada veio através do Sistema Sicredi com a criação dos Programas de Organização do Quadro Social - Crescer e Pertencer, a serem implantados em todas as cooperativas do Sistema.
Dentre os resultados tiveram a maior participação dos associados nos eventos da cooperativa, que passou de 1.195 associados em 2009 e 5.440 em 2012. Maior participação nas Reuniões de Prestação de Contas, que em 2012 foi de 3.942, ante os 2.475 em 2010. Além do maior comprometimento das lideranças: 100% dos 85 núcleos representados na Assembléia Geral Ordinária de Delegados da cooperativa, em 2012.

Sicredi União PR - Projeto Encontro de Boas Vindas
Categoria: Fidelização
Muitas pessoas se associam à cooperativa pensando que estão abrindo conta em um banco tradicional. Por isso, foi criado o encontro de boas vindas, para repassar aos associados informações gerais sobre o funcionamento da cooperativa e diferenciais competitivos. A ideia, que surgiu do Sistema Sicredi e deveria ocorrer de forma esporádica, deu tão certo que passou a ser mensal. Cerca de cinco mil pessoas foram beneficiadas pelo projeto, que trouxe como resultado maior mobilização por parte dos associados sobre o funcionamento da cooperativa, maior participação dos associados nas assembleias de núcleos, que teve sua participação dobrada, maior conscientização por parte dos associados a respeito dos diferenciais da cooperativa, maior volume de negócios realizados e maior satisfação dos associados com relação aos serviços prestados e ao atendimento.

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