[Fechar]

Últimas notícias

João Arruda defende a inclusão da avaliação da educação física no Enem

O deputado federal João Arruda (PMDB-PR), presidente da Frente Parlamentar da Atividade Física pelo Desenvolvimento Humano, informou neste sábado (24) que vai defender no Congresso Nacional e junto aos órgãos competentes do Governo Federal, a inclusão de um item de avaliação da educação física no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

"Temos que ampliar cada vez mais o debate sobre os benefícios da atividade física e a qualificação dos profissionais da educação física e, por sugestão do Jorge (Steinhilber, presidente do Conselho Federal de Educação Física - Confef), vou lutar para incluir a avaliação da educação física como questão do Enem", informou João Arruda, na abertura dos debates do Ciclo Olímpico Brasileiro com Legados Sócio-Educacionais, que acontece neste sábado (24), na sede da OAB-PR em Curitiba.

"O curso de educação física requer muito conhecimento nos estudos e esta avaliação vai refletir em mais qualificação dos nossos profissionais de educação física", destacou o deputado. O seminário em Curitiba é a segunda atividade sobre o Ciclo Olímpico Brasileiro, aberto com uma caminhada no entorno do Congresso Nacional, ocorrida no dia 22 de agosto.

Valorização
João Arruda defendeu ainda a valorização dos profissionais de educação física. Segundo ele, hoje não existe no Brasil uma resposta rápida sobre o desenvolvimento do esporte. "É preciso adotar um conjunto de fatores que temos que ir fazendo para que o esporte faça parte do nosso dia-a-dia", frisou.

Segundo o deputado, a desvalorização aos profissionais de educação física é um problema que ocorre também em outros setores da atividade física. "Precisamos mudar isto e só vamos conseguir incluindo este debate no nosso dia-a-dia".

Mais oportunidades
Em seu discurso, João Arruda lembrou a audiência pública realizada pela Câmara dos Deputados, sobre o quadro de medalhas, motivado pelo lançamento do Plano Brasil Medalhas 2016, do Governo Federal.

"Temos que criar um plano nacional do esporte, só assim vamos dar condições ao nosso país ter sucesso em competições internacionais. Hoje, o foco é apenas o incentivo do esporte de alto rendimento, mas, será que é este o legado que queremos? Apenas para ampliar nosso número de medalhas olímpicas?", indagou.

"É preciso dar oportunidades também ao esporte de base, nas escolas e nos centros de treinamento. Do jeito que está, vamos dar mais dinheiro as mesmas pessoas. Precisamos ampliar este plano. Hoje a Caixa Econômica e o Banco do Brasil patrocinam apenas as equipes que são sucesso", informou o presidente da Frente Parlamentar.

Semana de Educação Olímpica
João Arruda destacou ainda, na abertura do seminário do Ciclo Olímpico Brasileiro, a aprovação na Comissão de Turismo e Desporto (CTD), do seu projeto de lei que cria a Semana de Educação Olímpica nas escolas públicas do país.

O período, segundo a proposta, terá início anualmente no dia 23 de junho, data em que se comemora o Dia Olímpico Internacional. A programação da semana será de caráter multicultural, devendo ser desenvolvida interdisciplinarmente, de acordo com o projeto pedagógico de cada escola ou colégio 

"A Semana de Educação Olímpica será a oportunidade para que os Jogos Olímpicos de 2016 deixem em nosso país um legado sócio-educacional que contribua para a transformação dos brasileiros, com base em práticas esportivas", informou. A proposta agora está sobre análise da Comissão de Constituição e Justiça, última etapa antes de ir a votação no Plenário da Câmara.

Promoção do turismo brasileiro
O deputado encerrou o pronunciamento lembrando de outra proposta sua aprovada pela Comissão Especial da lei Geral da Copa, formulada a partir de uma sugestões recebidas por João Arruda, durante o Congresso Internacional de Educação Física, realizado no início do ano em Foz do Iguaçu.

"Foi assim que incluímos Foz do Iguaçu, como atrativo do Paraná, para inserção nos bilhetes e todo o material promocional da FIFA, relacionados à Copa de 2014, uma vez que o Paraná vai receber os jogos aqui em Curitiba", concluiu.

Além de Jorge Steinhilber, presidente do Confef, o seminário em Curitiba conta com a participação de do presidente do Conselho Regional de Educação Física da 9ª Região - Paraná, Antônio Eduardo Branco, de Almir Gruhn, presidente da Federação Internacional de Educação Física, profissionais e estudantes de educação física.

Logo após os debates será realizado um almoço com empresários e representantes do ramo de academiais do Paraná, seguido de uma Plenária do CREF 9, que marcará o ato de posse dos novos Conselheiros.

Nenhum comentário

UA-102978914-2