[Fechar]

Últimas notícias

Sicredi inaugura primeira Unidade de Atendimento em Curitiba

Rafael Danielewicz / Central Press
Clique na imagem para fazer o Download...
Manfred Dasenbrock, presidente da Central Sicredi, ao lado de outros presidentes

Alta | Web
Rafael Danielewicz / Central Press
Clique na imagem para fazer o Download...
Solenidade contou com a presença de associados e autoridades

Alta | Web
Rafael Danielewicz / Central Press
Clique na imagem para fazer o Download...
Unidade fica no centro da cidade

Alta | Web
Sicredi inaugura primeira Unidade de Atendimento em Curitiba
O Sistema de Crédito Cooperativo passa a operar com um novo modelo de negócios na capital paranaense

O Sicredi acaba de inaugurar uma nova unidade de atendimento em Curitiba. O empreendimento, que fica na Rua Marechal Deodoro, 869, esquina com a Rua Tibagi, está operando com o modelo de livre admissão, com o qual passa a atender toda a população de Curitiba. Assim, o Sicredi pode oferecer sua completa gama de produtos, como cartões, seguros, empréstimos, consórcio, investimentos, entre outros, a todos os moradores da capital paranaense.

As cooperativas de crédito são uma opção em relação aos bancos tradicionais. "Elas são sociedades de pessoas e não de capital. Além disso, o poder de decisão é dos associados", explica o presidente da Central Sicredi PR/SP, Manfred Dasenbrock. Segundo o WOCCU (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito), do qual Dasenbrock é membro, existem mais de 51 mil cooperativas de crédito no mundo.

Outra diferença é que o objetivo principal é prestar serviço aos cooperados, que são sócios do negócio. Ao final de cada ano fiscal uma parte do lucro é dividida entre os associados e a outra é investida na região na qual a cooperativa está inserida. Atualmente, 7,8% da população economicamente ativa do mundo é associada a uma cooperativa de crédito, ou seja, mais de 196 milhões de pessoas.

Atualmente, 39 cooperativas fazem parte da Central Sicredi PR/SP, totalizando mais de 400 unidades de atendimento, 534 mil associados e R$ 7,1 bilhões em ativos totais. As sobras obtidas nas operações são devolvidas ao capital social dos associados, seguindo o modelo de atuação do Sicredi.


Sobre o Sicredi
O Sicredi é um sistema composto por 113 cooperativas de crédito, integradas horizontal e verticalmente. A integração horizontal representa a rede de atendimento (mais de 1.100 pontos), distribuída em 10 Estados* - 905 municípios. No processo de integração vertical, as cooperativas estão organizadas em quatro Cooperativas Centrais, uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo, que controla as empresas específicas que atuam na distribuição de seguros, administração de cartões e de consórcios. Mais informações no site sicredi.com.br.

* Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás.


MAIS INFORMAÇÕES
O segmento de cooperativismo de crédito é regido pela Lei do Cooperativismo Brasileiro (5.764/71), pela Lei Complementar 130/2009, pela Resolução 3.859/2010 e pela Legislação do Sistema Financeiro Nacional. Com base nessas diretrizes, uma cooperativa de crédito pode ser de empregados, de profissionais liberais, de crédito rural, de empreendedores ou de livre admissão, que passa a ser o novo modelo de atuação do Sicredi em Curitiba. Há também as cooperativas de crédito de tipo misto, que desenvolvem mais de um modelo de atuação.

Além de atuar com livre admissão, o Sicredi continua atuando com suas outras cooperativas na capital paranaense. São elas: Credjuris (Cooperativa de Crédito Mútuo dos Integrantes da Magistratura e do Ministério Público no Estado do Paraná), Credenoreg PR (Cooperativa de Crédito Mútuo dos Escrivães, Notários e Registradores no Estado do Paraná), Medicred (Cooperativa de Crédito Mútuo dos Profissionais Médicos e da Saúde de Curitiba e Região Metropolitana) e Sincocred (Cooperativa de Crédito Mútuo dos Comerciantes de Veículos, Peças e Acessórios para Veículos de Curitiba e Região Metropolitana).



Nenhum comentário

UA-102978914-2