[Fechar]

Últimas notícias

Bandeirantes e UENP formatam parceria para promoção e prevenção na saúde da população


Bandeirantes e UENP formatam parceria para promoção e prevenção na saúde da população
Implementação de ações de promoção e prevenção na saúde da população de Bandeirantes foi o assunto tratado em recente reunião do prefeito Celso Silva com a coordenadora geral do Proext 2012-2013 (Programa de Extensão) e professora da UENP/Luiz Meneghel, Simone Castanho.

Após a reunião, ficou formatada parceria entre o Município e a instituição de ensino superior, além de membros da sociedade civil organizada, a aplicação das atividades educativas voltada para Saúde da Mulher, Saúde da Criança, Saúde do Homem, Saúde do Trabalhador, Saúde do Idoso, Saúde Bucal nos diferentes ciclos de vida.

O programa que obteve aprovação MEC (Ministério da Educação e Cultura) será desenvolvido a partir deste ano. O público alvo são as gestantes usuárias do SUS, crianças de 0 a 6 meses de idade e crianças em idade escolar, trabalhadores rurais canavieiros, homens com idade entre 25 a 59 anos, e idosos do longa permanência no Lar São Vicente de Paulo.

De acordo com Simone, as atividades planejadas irão envolver diretamente os professores e os alunos de graduação dos cursos de Enfermagem, Sistema de Informação e Biologia. 

Cada subprojeto abordará determinada ação e tema, como por exemplo, dentro das atividades da Saúde da Mulher deverá ser criado e implantar o grupo de gestante; realizar coleta de Streptococcus a partir  da 35 semana gestação; acompanhar o desenvolvimento do pré-natal. Tendo com professores responsáveis Flávia  Teixeira Ribeiro (coordenadora) e Simone Castanho.

O subprojeto da Saúde da Criança, visa estimular o aleitamento Materno Exclusivo até 6 meses de idade e a continuidade até o segundo ano de vida; oportunizar conhecimentos sobre os cuidados necessários à saúde das crianças em idade escolar. Tendo como responsáveis pela aplicação Léia Regina de Souza Alcântara (coordenadora), Regina Fukuda, Priscila Caroza, Frasson Costa, Kelly Holanda Prezotto, e Juice Ishie Macedo.

Já para a Saúde do Homem, colaborar para o fortalecimento da política de saúde do homem na Atenção Básica visando o desenvolvimento de ações de promoção da saúde e prevenção de agravos a população masculina de 25 a 59 anos. Membros deste trabalho estão Natália Maria Maciel Guerra Silva (coordenadora), Luiz Fabiano Zanatta, Elisangela Pinafo, e Marla Fabiula de Barros Hatisuka.

Na Saúde do Trabalhador, identificar o uso de drogas lícitas e ilícitas entre trabalhadores rurais canavieiros e oportunizar espaço para inclusão e socialização dos mesmos. E tem como membros Emiliana Cristina Melo (coordenadora), Luiz Fabiano Zanatta, Ana Lúcia de Grandi, 
Priscila Caroza Frasson Costa, Edna Aparecida Lopes Bezerra Katakura, Edivaldo Cremer.

O subprojeto da Saúde do Idoso irá acompanhar os idosos institucionalizados no Lar São Vicente de Paulo, a fim de promover qualidade de vida, buscando o contato e a integração entre os estudantes de graduação e a realidade desta instituição de longa permanência. Membros deste trabalho Elisangela Pinafo (coordenadora) e Eliana de Fátima Catussi Pinheiro.

Com relação ao subprojeto de Saúde Bucal nos diferentes ciclos de vida, este irá proporcionar a prevenção de problemas da Saúde Bucal dentro da população alvo, e tem como coordenador João Neto.

Participam da aplicação do programa 18 alunos do curso de graduação em Enfermagem; 01 aluno de graduação em Sistema de Informação; e 01 aluno de graduação em Ciências Biológicas.

Nenhum comentário

UA-102978914-2