[Fechar]

Últimas notícias

Norte Pioneiro debate cursos do ProJovem Trabalhador




A Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária (SETS), por meio do Escritório Regional (ER) de Jacarezinho reuniu na tarde de sexta-feira os responsáveis pelo programa ProJovem Trabalhador – Juventude Cidadã dos municípios de Jacarezinho, Carlópolis, Ibaiti, Joaquim Távora e Siqueira Campos e representantes da Bandeirantes Desenvolvimento Profissional, executora da ação. O objetivo da reunião foi de orientar os responsáveis pelo programa no Norte Pioneiro quanto aos critérios necessários para participar da capacitação.
Segundo o chefe do Escritório Regional da SETS em Jacarezinho, Valdir Amaral, a proposta da Secretaria Estadual do Trabalhão é de preparar o jovem para o mundo do trabalho, por meio da qualificação social e profissional. “A meta é incentivar o jovem a participar de cursos de qualificação profissional e, dessa forma, garantir que ele esteja cada vem mais bem preparado para o mercado de trabalho”, explica.
Segundo ele, o deputado estadual e secretário do Trabalho, Luiz Claudio Romanelli tem exigido o empenho de todos os que integram as Agências do Trabalhador para a formação das turmas disponíveis no Norte Pioneiro. “É uma determinação do secretário Romanelli que todos os municípios beneficiados possam contar com todas as condições necessárias de permanência do jovem nos cursos disponíveis na região”, acrescenta Valdir Amaral.
O ProJovem Trabalhador prevê auxílio financeiro aos participantes dos cursos de qualificação profissional. Cada aluno recebe, durante os seis meses de duração do curso, uma bolsa mensal no valor de R$ 100,00, mediante comprovação de 75% de frequencia nas aulas. Além disso, o estudante ganha também transporte, lanche, camiseta, material escolar e certificado emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Podem participar do programa jovens com idade entre 18 e 29 anos, cujo renda familiar não ultrapasse o valor do salário mínimo, que estejam cursando ou tenham concluído os ensinos fundamental ou médio e estejam desempregado. O curso tem duração de seis meses, com carga horária de 350 horas, sendo 100 horas para qualificação social e o restante para qualificação profissional.
Turmas — No Norte Pioneiro, cinco municípios foram beneficiados , totalizando 325 jovens capacitados pelo mercado de trabalho. Em Carlópolis serão executados três cursos, capacitando 55 alunos nas áreas de Alimentação (20), Turismo e Hospitalidade (20) e Construção e Reparos (15).
Em Ibaiti também serão executados três cursos: Administração (20), Alimentação (20) e Serviços Pessoais (20), com 60 alunos capacitados no total. Os jovens trabalhadores de Jacarezinho terão acesso aos cursos de Construção e Reparos (30), Madeira e Móveis (30) e Agroextrativista (40), num total de 100 alunos.
Joaquim Távora terá cursos destinados a 65 alunos, divididos nas áreas de Construção e Reparos (15), Vestuário (30) e Telemática (20). Já em Siqueira Campos, os cursos disponíveis são Construção e Reparos (30) e Metal Mecânica (15), beneficiando 45 jovens trabalhadores.
Para se candidatar a uma das vagas disponíveis, o candidato deve procurar a Agência do Trabalhador para preenchimento completo das fichas de cadastro, munido dos documentos pessoais, comprovante de residência, declaração de renda, carteira de trabalho, título de eleitor e reservista e histórico escolar, além de uma foto 3X4.

Nenhum comentário

UA-102978914-2