[Fechar]

Últimas notícias

ASSAÍ - Governo Municipal aposta na diversificação da produção e em novos cultivos para aumentar a renda no campo!






O Governo Municipal por meio da secretaria de Agricultura em parceria com a Emater está desenvolvendo uma série de ações junto aos pequenos agricultores de Assaí com o objetivo de diversificar a produção agrícola em nosso município por meio novos cultivos e tecnologia moderna.
De acordo com o Prefeito Luiz Mestiço, o desafio é aumentar a renda no campo e criar novos empregos “Deus foi generoso com Assaí, nossa terra é uma das mais férteis do mundo. Em 1970 o planeta tinha aproximadamente 3 bilhões de habitantes, hoje, poucos anos depois, já são mais de 7 bilhões de pessoas que precisão se alimentar. Aumentar a produção de alimentos vai ser o grande desafio da humanidade neste século. Assai não pode perder esta oportunidade e todo o esforço do Governo Municipal vai ser na direção de transformar nossa cidade cada vez mais em um grande celeiro agrícola. Esta é a nossa vocação e nisso que precisamos investir”.
Na ultima semana técnicos do Governo Municipal e da EMATER levaram alguns representantes da Associação dos Pequenos Produtores do Pau D’Alho do Sul para uma visita técnica em propriedades no município de Barra do Jacaré. O objetivo da visita foi de mostrar na pratica como se produz abacaxi em pequenas áreas e com grande produtividade.  Durante a visita foi possível constatar que por meio novas tecnologias e possível produzir mais e melhor e assim aumentar os lucros no campo.
“A intenção do Governo Municipal é estar ao lado do agricultor ajudando a viabilizar novos projetos com o cultivo do abacaxi e outros que beneficiem o crescimento de nossa cidade”, comenta o secretário de agricultura Luiz Shirai.

Estufas para aumentar a produção
A plasticultura, produção por meio de estufas, é outro projeto do Governo Municipal a ser implantado em Assaí. Para conhecer melhor como funciona na prática a produção por estufas uma comitiva de Assaí esteve em Bandeirantes. Os nossos agricultores acompanhados pelo  secretário municipal de agricultura Luiz Shirai visitaram três propriedades verificando de perto os resultados positivos com o cultivo de pimentão, tomate e pepino dentro das estufas.
De acordo com o prefeito Luiz Mestiço a produção por meio de estufas é um caminho seguro na direção do aumento da produção de alimentos em Assaí “com o plantio  em estufas é possível triplicar a produtividade, a vida útil da planta aumenta e se produz o ano inteiro”.
A  plasticultura prevê ainda o aproveitamento da água e a adubação por meio do  sistema de irrigação por gotejamento e fertirrigação,  com condições de produzir produtos orgânicos.
O projeto do Governo Municipal prevê inicialmente a implantação de 10 estufas de mil metros quadrados.  Os produtores serão selecionados, entre os que já atuam na produção de verduras e vegetais.
A Secretaria de Agricultura, em parceria com o SENAR Rural, estará oferecendo cursos de plasticultura e plantio do abacaxi já na próxima quinzena.



Murilo Leonardi
Assessor de Imprensa
Prefeitura Municipal de Assaí

Nenhum comentário

UA-102978914-2