[Fechar]

Últimas notícias

Cheida participa da abertura da ExpoJapão 2013 em Londrina

O secretário do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida representou o governador Beto Richa, hoje (7), em Londrina, na abertura oficial da ExpoJapão 2013 e da 52ª Exposição Agrícola, a maior festa da comunidade japonesa do norte do Paraná, com mostra de produtos da agricultura regional e atrações culturais. 
Os eventos realizados pela Associação Cultural e Esportiva de Londrina (Acel) objetivam discutir alternativas de renda e tecnologias inovadoras para pequenos e médios produtores. Cheida lembrou a importância fundamental dos japoneses e seus descendentes na história de Londrina e região. “A colônia japonesa esteve e está presente em todos os momentos do nosso desenvolvimento e esta festa se traduz em êxito e vitória”, afirmou. 
A Exposição Agrícola, evento mais antigo da colônia japonesa de Londrina, apresenta em sua 52ª edição a mostra de aproximadamente 3 mil produtos de 70 agricultores da região. Segundo o presidente da Acel, Roberto Takeda, a festa traduz a tradição da comunidade na agricultura ao mesmo tempo em que apresenta todas as novidades tecnológicas do setor.
O coordenador geral do evento, Eduardo Tominaga disse que os apreciadores da cultura da colônia, não podem perder a ExpoJapão. “Montamos uma grande estrutura, com 6 mil metros quadrados de área coberta e construímos estacionamento amplo, para garantir conforto aos expositores e para o público”, destacou. 
Nôjô – Após a cerimônia, o secretário Cheida, os organizadores do evento e demais autoridades visitaram os estandes da ExpoJapão e ainda participaram da abertura do Pavilhão Agrícola e da Nôjô, uma espécie de “Fazendinha”. Construída em parceria com o Emater e Iapar, a Nôjô expõe opções de diversificação de produção para gerar renda e tornar a propriedade rural uma empresa produtiva.
Cheida ressaltou a importância de iniciativas como esta que promovem a difusão de experiência e tecnologia. “Essas ações auxiliam o pequeno  e médio agricultor apresentando alternativas de produção sustentável em hortifrutigranjeiros, piscicultura, bovinocultura, cafeicultura e cultivo florestal”, concluiu.
A feira segue até domingo, com extensa programação cultural, incluindo apresentações artísticas e musicais, desfiles, Cosplay, práticas esportivas, entretenimento, gastronomia, Bon Odori e Matsuri Dance.

Nenhum comentário

UA-102978914-2