[Fechar]

Últimas notícias

Estudantes da rede pública terão prova nacional de alfabetização

Estudantes da rede pública terão prova nacional de alfabetização
O MEC (Ministério da Educação) estabeleceu, em portaria publicada anteontem no "Diário Oficial da União", que o sistema de avaliação da educação básica na rede pública do país será formada a partir de agora por três exames.

Além da Prova Brasil, que já é aplicada a todos os alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental, e do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), avaliação amostral da última série do ensino médio, haverá ainda, a partir deste ano, a chamada ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização).

A avaliação, cujo público-alvo são os alunos do 3º ano do ensino fundamental, é uma das medidas do pacto nacional pela alfabetização na idade certa, lançado pela presidente Dilma Rousseff em novembro de 2012.

"Todas as crianças serão avaliadas aos sete anos e aos oito anos, para gente saber exatamente o que está acontecendo em cada escola", declarou o ministro Aloizio Mercadante (Educação) na ocasião.

A partir do próximo ano, as crianças do 2º ano do ensino fundamental também deverão passar pelo novo sistema de avaliação do nível de alfabetização.

As informações são da Folha de S.Paulo

Nenhum comentário

UA-102978914-2