O CONSUMO DA INTERNET ENTRE OS MAIORES DE 60 ANOS.
Quando
analisamos os números e a evolução das taxas de fecundidade e longevidade da
população brasileira, percebemos que as estimativas para os próximos dez anos
apontam para uma quantidade de pessoas, maiores de 60 anos, que excederá os 30
milhões de indivíduos. Tal constatação nos transporta a uma conjuntura numérica
de quase 13% da população brasileira.
De fato, os prognósticos apontam para uma realidade
incontornável: o grupo de indivíduos com mais de 60 anos foi o que mais cresceu
em termos proporcionais no Brasil, enquanto a população jovem encontra-se em um
processo de desaceleração de crescimento. Até a década de 60, todos os grupos
etários se desenvolviam de forma similar, fato que sustentava a estabilidade da
composição da pirâmide etária. Todavia, hoje, a configuração da população
sofreu mudanças bastante abrangentes e o nosso século está sendo edificado com
uma população de indivíduos mais velhos, que crescem, proporcionalmente, oito
vezes mais do que os jovens e quase duas vezes mais que a população total*.
Notadamente tal população tem estabelecido diálogos bastante
proveitosos com os novos tempos digitais. É o que tem revelado, de forma
progressiva, os Estudos Marplan – EGM (de Abril/2012 a Março/2013). Hoje, por
exemplo, 1/4 das pessoas acima de 50 anos tem o hábito de acessar a internet,
não havendo diferenças em relação ao sexo (a base usada foi a dos que acessaram
a internet nos últimos 30 dias). Ambos, homens e mulheres que entram (ou que já
estão inseridos) na chamada “3ª idade”, vêm gradativamente elevando a
familiaridade com os espaços digitais e, como consequência, aumentando de forma
rápida e contínua a penetração do meio no grupo em questão.
Entre as finalidades de acesso ao ambiente em rede, a leitura de
e-mails ocupa o 1º lugar no ranking (79%), seguido bem de perto pelas buscas
por temas e interesses diversos (78%). Também merecem destaque o interesse
desse grupo pela noticias em geral e pelos sites de relacionamento disponíveis
online com 58% e 46%, respectivamente, dos percentuais que mobilizam o acesso
dos idosos à internet.
Soma-se a esse panorama de crescente adesão digital dos mais
velhos ao ambiente online, um mercado que também cresce, principalmente na web,
com produtos e serviços voltados para a terceira idade. Estudos como o do
Marplan – EGM, que buscam compreender o que os consumidores fazem, seus
hábitos, motivações e atitudes e como reagem no contexto social, assinalam uma
massa de indivíduos acima dos 60 anos que tem ampliado consideravelmente seu
horizonte de consumo na internet: 27% deles, inclusive, acessam a internet para
realizar “pesquisas de preços” e 14% já tem efetuado compras pela web (dados de
Abril/2012 a Março/2013) – o que revela a crescente facilidade de adaptação de
uma geração que cresceu, adquiriu conhecimentos e se profissionalizou em
ambientes exclusivamente de essência offline.
Por fim, muito embora não seja raro encontrar entre
pesquisadores brasileiros, que estudam os mercados de consumo no país, a
percepção de que o idoso no Brasil – ao contrário do que ocorre nos Estados
Unidos e em países da Europa – não representa um mercado de consumo significativo,
os dados do IBGE têm evidenciado que as pessoas acima de 60 anos no Brasil
formam um mercado de mais de 18 milhões de consumidores – possuindo uma renda
mensal que soma R$ 7,5 bilhões. Nas regiões metropolitanas tal contingente de
pessoas está em maior número nas classes A e B do que os indivíduos das outras
idades**.
Tudo isso deve nos levar a dedicar uma atenção maior a internet
como lócus cada vez mais promissor para se falar com a população brasileira de
mais idade, precisamos, portanto, entender os hábitos contemporâneos desse
target e estabelecer novos diálogos, permitindo maior eficácia na abordagem
comercial – visto que estamos diante de uma população desejosa para continuar
“ativa” e necessariamente “consumidora”.
* Informações obtidas a partir do estudo “Diagnóstico sobre o
Processo de Envelhecimento Populacional e a Situação do Idoso”, coordenado pelo
professor da (UFRS) Jorge Alexandre Silvestre. Disponível em:
http://www.techway.com.br/techway/revista_idoso/index.htm.
** Dados obtidos a partir do IBGE e da Pesquisa realizada pelo
Somatório Pesquisas e Informações, BRASIL; “O Mercado da Senioridade” em 2010 –
Disponível em:
http://www.brasildatasenior.com.br/downloads/Painel_Brasil_Data_Senior.pdf- Publicado em Meio e Mensagem
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Fonte: Meio e Mensagem
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