[Fechar]

Últimas notícias

Tercilio Turini propõe Casa de Apoio a pacientes nas Regionais de Saúde‏

NA FOTO DEP EST TERCÍLIO TURINI COM O VICE PREFEITO DE AMOREIRA , EMPRESÁRIO  SÉRGIO SOARES
Proposta é criar espaço para acomodação das pessoas que buscam atendimento fora de suas cidades e também aos acompanhantes
Projeto de lei do deputado estadual Tercilio Turini propõe a criação de Casas de Apoio nos municípios sedes das 22 Regionais de Saúde no Paraná, para acomodação de pacientes e acompanhantes que se deslocam até essas cidades em busca de consultas, exames e internações. Pela proposta, nos convênios de repasse de verbas às regionais, firmados entre prefeituras e governo do Estado, deve estar prevista a destinação de recursos para as Casas de Apoio.
Tercilio Turini cita o exemplo de Londrina, onde está a 17ª Regional de Saúde, que abrange outros 20 municípios. “Todos os dias uma quantidade enorme de ambulâncias, ônibus, vans, kombis e outros veículos transportam pacientes para Londrina. Tem ainda aqueles saem de suas cidades por conta própria. Essas pessoas às vezes esperam horas pelo atendimento e não têm onde ficar. Muitas permanecem nas ruas, sem ter o que fazer. As estruturas das Casas de Apoio darão conforto e segurança”, defende o deputado.
Ele explica que, pelo projeto, o município de origem do paciente deverá comunicar a Regional de Saúde sobre o número de pessoas que precisará de acomodação na Casa de Apoio e o período de estadia. “Após a instalação das estruturas será mais fácil estabelecer os critérios para atendimento. Colocamos esses indicativos como básicos”, afirma. A Casa de Apoio poderá funcionar dentro ou fora da Regional, de acordo com a disponibilidade de espaço.
O projeto de lei número 267/2013 foi lido em plenário, recebeu apoio dos demais deputados estaduais e seguiu para na análise das comissões técnicas da Assembleia Legislativa.

Nenhum comentário

UA-102978914-2