[Fechar]

Últimas notícias

A publicidade na web e a importância das imagens

Os números são superlativos.
Usuários da internet compartilham 125 bilhões de imagens por ano.
Todos os dias, 300 milhões de imagens são postadas no Facebook.
Aquela máxima de que “uma imagem vale mais que mil palavras” nunca foi tão verdadeira, diz Paulo Bart, diretor de Criação da Redirect Digital Marketing. “O tempo cada vez menor para que uma pessoa pare para ler um anúncio ou um texto publicitário faz das imagens mais que um refinamento visual, mas uma verdadeira necessidade de comunicação”, explica.
Para Eduardo Aguiar, diretor da WebStorm, a visualização de anúncios com imagens é até 30% maior em campanhas para clientes de grandes marcas de varejo (sapatos, bolsas e acessórios). “No Facebook é uma tendência colocar frases de efeito sobre imagens bonitas para potencializar o número de curtidas”, diz Gabriel Mesquita, diretor de Criação da agência WeShape. Segundo ele, um teste simples para calcular a força de uma imagem é escrever na timeline do Facebook: “praia, sol, biquíni” e comparar com o número de curtidas de um post onde apareça a foto de uma mulher de biquíni na praia.
Para Bart, algumas imagens trazem mais retorno que outras. “Em publicidade tradicional, o sex appeal é de longe o tipo de imagem de maior sucesso. Na comunicação on-line, humor e informação são o destaque”, completa. Ele ressalta que não está se referindo apenas às fotografias publicitárias. “Os famosos infográficos são verdadeiras imagens ilustrativas dos mais variados tipos, com toda a informação possível”, explica. Mesquita lembra que alguns segmentos investem mais em imagens que outros, mas isto está relacionado à verba do cliente. É o caso das montadoras de veículos, bancos e empresas de telefonia.
Para Aguiar, o uso de imagens é fundamental principalmente para produtos e varejo. “A visualização de um produto ambientado é sempre um diferencial para a comunicação com o consumidor”, afirma. Já em serviços, o uso de imagem tem menor importância, pois acaba tendo um caráter subjetivo, de acordo com o diretor da Webstorm.
Custo
Do outro lado do balcão, os clientes também já entenderam a importância do uso das imagens. Aguiar diz que ainda persiste o problema do custo. “Quanto melhor e exclusiva a imagem, maior o custo da ação”, explica. Ele diz que uma imagem de um banco gratuito terá qualidade inferior quando comparada a de um banco pago, que por sua vez terá qualidade inferior a de uma imagem exclusiva realizada em estúdio, com locação, fotógrafo e modelo próprios.
“Aqui na WeShape temos clientes que são apaixonados por imagens”, comemora Mesquita. E dá um exemplo. Ele lembra que no último festival de Cannes, a Cartier ganhou um Leão de Ouro em direção de arte com o filme L’Odyssée. “Isso mostra o quanto este nosso cliente se preocupa com uma boa fotografia, um belo filme e um material impecável.”
Fonte: Gazeta do Povo
UA-102978914-2