[Fechar]

Últimas notícias

Polícia prende suspeito de lucrar R$ 430 mil com golpes pela internet

Homem liderava uma quadrilha em Maringá, no norte do PR, diz polícia.
Ele era investigado desde fevereiro e foi preso em Presidente Prudente.

Do G1 PR, em Maringá

O Núcleo de Combate aos Cibercrimes (Nuciber) prendeu, nesta quarta-feira (30), um homem suspeito de liderar uma quadrilha em Maringá, no norte do Paraná, que aplicava golpes pela internet em todo o Brasil. Ele era investigado desde fevereiro de 2013 e foi encontrado em Presidente Prudente, no interior de São Paulo, conforme a polícia. Em dois meses, a quadrilha lucrou mais de R$ 430 mil com os crimes, informou o próprio Nuciber.

O suspeito e outras três pessoas administravam um site de vendas de eletrodomésticos, com sede em Maringá, por meio do qual eles aplicavam os golpes, afirma a polícia. Eles vendiam os produtos, cobravam por eles, mas não os enviavam ao cliente, conta o delegado do Nuciber, Demetrius Gonzaga de Oliveira.
"Eles [a quadrilha] vitimaram pessoas do Brasil inteiro. Recebemos vários boletins de ocorrência, de muitos estados do país. Em apenas dois meses de golpe, eles lucraram quase meio milhão de reais. É um valor considerável. Agora, ainda bem, conseguimos tirar os golpistas de circulação", comemora Oliveira.
O homem preso nesta quarta-feira foi encaminhado para a 9ª Subdivisão Policial (SDP) de Maringá. Outros dois suspeitos de fazer parte da quadrilha já haviam sido presos em julho, em operação desencadeada pelo próprio Nuciber para o combate de crimes pela internet. O último integrante do grupo já foi identificado e será indiciado, ressalta a polícia.
Vítimas devem procurar a Justiça, orienta polícia
As vítimas de golpes pela internet devem registrar boletins de ocorrência e ingressar com ações civis na Justiça contra os responsáveis pelos sites, instrui o Nuciber. Denúncias ao Ministério Público (MP), encarregado pelos casos, também são fundamentais em crimes deste tipo, afirma a polícia.

UA-102978914-2