[Fechar]

PageNavi Results No. (ex: 7)

7

Últimas notícias

Corrida de rua anima o Novo Amparo

Cerca de 250 crianças e adolescentes participaram da ação promovida pela Associação Mãos Estendidas que também teve a presença do atleta olímpico "Codó"
Lis Sayuri
A animada competição foi acompanhada por muitas pessoas da comunidade
A comunidade do Novo Amparo, bairro carente na zona Norte de Londrina, despertou cedo ontem, na expectativa para a 2ª Corrida de Rua promovida pela AME – Associação Mãos Estendidas. O percurso não era longo e não havia muitas regras como no atletismo profissional, até porque esse não era o objetivo dos organizadores e parceiros. 

Muito mais que competir, o incentivo era para que as crianças participassem de um evento no próprio bairro, estimuladas é claro, pelos prêmios, que entre jogos e brinquedos, havia bicicletas e patinetes. O cenário era bonito, com famílias incentivando e se divertindo com os filhos. "Todo mundo está gostando e a criançada está se divertindo praticando esporte. É um lazer para todos", comentou a moradora Cleuza de Fátima Modesto. 

Com a medalha no peito e a bicicleta conquistada pelo primeiro lugar na categoria de 6 a 8 anos, Douglas Alves do Nascimento era só alegria. Com modéstia, contou que não foi difícil ganhar. "Eu gosto de correr e jogar futebol e hoje, não teve segredo. Só fiz assim", disse, mostrando o movimento dos pés e braços. 

Já Luccas Silva do Nascimento, de 9 anos, não conseguiu chegar em primeiro, mas se encheu de orgulho da mãe Daiane, que competiu na categoria adulto a pedido do filho. "Ele me pediu para correr e achei uma boa oportunidade da gente se divertir junto. Ele adorou e agora vai usar bastante o patinete que ganhei", comemorou. 

Segundo a coordenadora da AME, Viviane Kawasaki, participaram cerca de 250 pessoas, principalmente crianças de 6 a 14 anos, que são o foco da entidade. "O objetivo é estimular a qualidade de vida e a integração da comunidade, que conta com poucos eventos de lazer. Por isso, convidamos não só as crianças, mas todos aqueles que quisessem participar", disse. 

O professor de Atletismo e Xadrez na AME, Evandro Camargo afirma que 180 crianças participam da oficina. "É um esporte acessível, pois não demanda materiais, acessórios. Nosso foco não é a competição, mas o espírito de perseverança. Digo para eles que não importa se eles foram os primeiros ou os últimos. O que vale é tentar e nunca desistir", completou. 

Para animar ainda mais os corredores mirins, o atleta olímpico José Carlos Gomes Moreira, de 30 anos, conhecido como "Codó" esteve no evento. Ele que nasceu no Maranhão, relembrou sua infância, semelhante à das crianças do Novo Amparo. "Comecei a correr em 98, por meio de projetos sociais. No início era uma brincadeira, mas com o tempo foi ficando sério porque eu tomei gosto pelo esporte. O atletismo mudou minha vida e por isso, acredito que pode dar muitas oportunidades para essas crianças", declarou. 

Codó representa a equipe Londrina/Caixa/FEL/OFF/Oguido Dojô/UEL de Atletismo e ocupa atualmente o 1º lugar no ranking nacional de velocidade, sendo considerado o homem mais veloz do país. Ele participou das Olimpíadas de Pequim e Londres e já competiu com o recordista Usain Bolt. No evento, Codó contou sua trajetória e experiência no atletismo para os participantes. 

A AME é uma entidade sem fins lucrativos, que atua no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de famílias carentes, promovendo a emancipação e autonomia do Conjunto Novo Amparo. 

Serviço: As oficinas de Atletismo acontecem gratuitamente na AME para crianças de 6 a 14 anos, moradoras do Novo Amparo e bairros adjacentes. Mais informações pelo fone: (43) 3337-3790.
Micaela Orikasa
Reportagem Local
UA-102978914-2