[Fechar]

Últimas notícias

Polícia utiliza câmeras para ajudar a comprovar casos de embriaguez

Filmadoras passaram a ser utilizadas em Londrina, no norte do Paraná.
Medida foi tomada porque motoristas recusam fazer o teste do bafômetro.

Do G1 PR, com informações da RPC TV Londrina
2 comentários
A Polícia Militar (PM) começou a utilizar câmeras filmadoras para ajudar na fiscalização de trânsito em Londrina, no norte do Paraná. Segundo a PM, as imagens obtidas serão utilizadas para comprovar os casos de embriaguez do motorista do veículo abordado. Ao todo, quatro câmeras da Companhia de Trânsito do 5º Batalhão da PM estão disponíveis. O novo método foi implantado no dia 20 de dezembro.
As câmeras serão utilizadas tanto em acidentes, abordagens de motoristas com suspeitas de embriaguez e blitze. Além das câmeras, os carros da polícia levam também um etilômetro, aparelho utilizado para fazer o teste de bafômetro.
Segundo a PM, a medida foi tomada após verificarem uma alta recusa dos motoristas em fazerem o teste do bafômetro. Das 13 pessoas flagradas dirigindo embriagadas em Londrina no mês de dezembro, oito se negaram a fazer o teste.

O comandante informou que as imagens serão encaminhadas ao delegado, podendo dar maior sustentação ao inquérito policial. “Isso vai ajudar para que o motorista que insiste em beber e dirigir seja punido conforme a lei”, disse Andrade.
“As imagens feitas pela câmera comprovarão que a pessoa foi encontrada em situação de embriaguez. Vai ser feito o pedido para que a pessoa faça o teste do etilômetro. Na recusa dela, o policial vai continuar a entrevista, e outro policial vai fazer a filmagem para que possamos comprovar que a pessoa está embriagada”, explicou o capitão Mário Celso Andrade, comandante da Companhia de Trânsito do 5º Batalhão da PM.
Para a PM, o objetivo principal é o da prevenção, intimidando aqueles que pretendem praticar o crime de embriaguez. “O cidadão de bem vai se colocar a vontade para provar que está sóbrio. Já quem tem algo errado vai fazer de tudo para que não seja comprovado”, opinou o capitão.
De janeiro a dezembro, segundo a PM, 178 motoristas foram flagrados alcoolizados em Londrina. Pelo Código Nacional de Trânsito, dirigir embriagado é Infração gravíssima, com suspensão da habilitação por 12 meses e multa de R$ 1915,00.
UA-102978914-2