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PPP não pode ser única alternativa para duplicar PR 445, afirma Turini‏

Para deputado, obra pode ser feita por etapas com recursos do Estado. “Não aceitamos a posição de que sem a PPP a duplicação não sai”, destaca

A duplicação da PR 445 entre Londrina e Mauá da Serra é responsabilidade do governo do Estado. Por isso, a proposta de Parceria Público Privada (PPP) deve ter a aprovação da comunidade e não pode ser imposta como única alternativa para execução da obra. “Não aceitamos a posição de que sem a PPP a duplicação não sai. É uma obra fundamental para a segurança de quem viaja pela estrada e estratégica para o desenvolvimento econômico regional”, afirma o deputado estadual Tercilio Turini.

Para ele, a rodovia pode ser duplicada por etapas com recursos próprios do Estado. “Estima-se investimento de cerca de R$ 200 milhões para a obra. Se a cada ano o governo destinar R$ 50 milhões, em quatro anos a duplicação da PR 445 estará concluída”, projeta. Turini acrescenta que o formato de PPP prevê contrapartida de dinheiro público, como já foi anunciado no caso da PR 323. “Se já vai usar recursos do Estado, por meio da chamada Conta Garantia, qual a necessidade de se firmar a PPP?”, questiona.

O deputado estadual defende que só após a conclusão da duplicação seja definido se haverá cobrança de pedágio. “Primeiro é preciso executar a obra. Se houver pedágio, deve ser de manutenção e com tarifa definida após estudo, feito com a participação de representantes da comunidade”, ressalta Tercilio Turini. Ele discorda do modelo proposto para a PR 323, com 30 anos de concessão para a iniciativa privada. “É muito tempo, num período de três décadas ocorrem muitas mudanças. Talvez o melhor seja por 10 anos, para avaliação dos serviços depois desse prazo”, diz.

Turini informa que pretende acompanhar todos os desdobramentos da reunião realizada na Câmara de Londrina, ontem (terça-feira) à tarde, quando lideranças de diversos segmentos da comunidade decidiram pedir esclarecimentos ao governo do Estado sobre a intenção de fazer a PPP para duplicar a PR 445. “Foi um encontro importante, que deixou evidente mais uma vez que a duplicação da rodovia é consenso entre a população do Norte do Paraná. Outro ponto comum é a insatisfação com o pedágio”, destaca o deputado.
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