[Fechar]

PageNavi Results No. (ex: 7)

7

Últimas notícias

Novo Corolla - Pose de campeão

Novo Corolla chega reformulado e pronto para enfrentar a briga pelo primeiro lugar em vendas
Fotos: Divulgação
Desenho dos faróis e da grade frontal do novo Corolla supreendem pela ousadia
Como principal inovação, o sedã ganhou câmbio automático de sete marchas
Campinas - Desde a última sexta-feira, as 143 concessionárias Toyota em todo o País exibem a 11ª geração do Corolla, mais bonito, mais caro e com o objetivo de recuperar, no Brasil, o posto de campeão de vendas na categoria sedãs médios. O japonês ostentou o título entre 2008 e 2012 e o perdeu para o conterrâneo Honda Civic no ano passado. Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em 2013, foram emplacados 54,1 mil Corollas no País, contra 60,9 mil do principal rival. 

Pela pose de campeão, ele mostra que veio pronto para a briga. Os faróis e a grade frontal em peça única, alongada e mais fina, conferem mais agressividade e em nada lembram o conservadorismo do design da geração anterior. Conforme disseram engenheiros da montadora durante o lançamento, em Campinas (SP), na última semana, o novo Corolla saiu de um papel em branco. 

Como principal inovação, o sedã ganhou câmbio automático de sete marchas, contra o antigo de apenas quatro, e 100 milímetros a mais de entre-eixos para acomodar melhor motorista e passageiros. Além disso, a surpreendente ousadia da Toyota se estende até as cores escolhidas para o novo Corolla, que expandiu os limites dos tradicionais preto, prata e cinza. Pela primeira vez, será possível ter um Corolla vermelho metálico, azul ou branco perolado. 

O problema é que os preços estão tão ousados quanto o novo design e variam de R$ 66.570 para a versão de entrada, GLi com transmissão manual, até salgados R$ 92.990 para a topo de linha, Altis. Ainda assim, o presidente da Toyota na América Latina e Caribe, Steve Angelo, mostra-se confiante no desempenho de mercado do lançamento. "Espero que vocês se apaixonem por esse carro, como eu. Pode entrar meu campeão", bradou, antes da entrada do Corolla ao palco durante o evento de lançamento. 

Shinichi Yasui, engenheiro chefe do Corolla, lembrou que o lançamento marca os 47 anos do Corolla no mercado mundial. Segundo ele, o veículo vem sendo concebido, ao longo desses anos, dentro do conceito estabelecido pelo primeiro engenheiro chefe do modelo, Tatsuo Hasegawa: "Um carro que contribui para felicidade e o bem estar das pessoas ao redor do mundo". Para isso, a equipe de engenharia da Toyota perseguiu o conceito do "waku doki" - ou, fazer o coração bater forte – na reformulação. 

"A frente do carro enfatiza a amplitude, com grades e faróis os mais finos possível; o acabamento interno está melhor, para transmitir alto sentimento de qualidade, inclusive com acabamentos cromados", explica. Os joelhos dos passageiros e motoristas ganharam 92 milímetros a mais de espaço e o piso do assoalho traseiro é plano. 

Outra novidade é que o novo Corolla conta com injetor de combustível aquecido, eliminando o reservatório extra de gasolina. Segundo dados da montadora, a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 9,77 segundos e a retomada de 80 a 100 km/h, em 3,9 segundos. O sedã recebeu nota A no teste de consumo do Inmetro, com consumo de 13,2 km/l na estrada, com gasolina. (Leia mais nesta edição) 

- A repórter viajou para Campinas a convite da Toyota
Cecília França
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2