[Fechar]

Últimas notícias

Assaltantes explodem agência bancária em Sertanópolis


Gustavo Carneiro
Explosão danificou totalmente a entrada da agência, que permaneceu fechada durante o dia
Sertanópolis – Três homens armados e encapuzados explodiram os caixas eletrônicos de uma agência do Bradesco na madrugada de ontem em Sertanópolis (Região Metropolitana de Londrina). A explosão danificou totalmente a entrada da agência, que permaneceu fechada durante o dia. O montante do dinheiro levado não foi informado.

A ação dos marginais foi por volta das 4h30 da manhã e quando a Polícia Militar chegou ao local os bandidos já haviam desaparecido. "A explosão foi muito forte e diversos vizinhos ouviram o barulho da detonação e sentiram as casas tremerem. O impacto destruiu toda a entrada do banco", relatou o delegado Paulo Gomes de Souza.

A polícia analisa as imagens do sistema de câmeras de segurança da agência na tentativa de identificar os assaltantes. "Os três homens fugiram em um veículo prata e as nossas equipes fizeram diligências durante o dia na região em busca dos suspeitos, mas ninguém foi localizado", frisou o delegado.

De acordo com levantamento do Sindicato dos Vigilantes do Paraná, somente este ano no Estado foram registradas 92 explosões contra caixas eletrônicos e agências bancárias. Os dados mostram ainda que houve 69 arrombamentos e 32 tentativas ou assaltos consumados. Em 2014, nove pessoas foram mantidas como reféns durante as ações e um policial militar foi morto em uma tentativa de assalto a uma agência do Banco Popular, no mês de abril, em Arapongas (Região Metropolitana de Londrina).

Para João Santos, presidente do Sindicato dos Vigilantes, não há medidas práticas nem por parte das autoridades e muito menos por parte dos bancos para aumentar a segurança das agências. "As cidades menores necessitam de um maior efetivo policial e deveria haver um controle mais eficiente no acesso a explosivos. Por parte do bancos, as praças de autoatendimento deveriam ser no interior das agências e as fachadas blindadas para dificultar a ação dos assaltantes. Quem perde com isso é a população, já que os bancos nunca perdem nada", apontou Santos.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou, por meio de nota, que o setor investiu R$ 9 bilhões em 2013 para aperfeiçoar seus sistemas de segurança, "um crescimento de 200% nos últimos dez anos". A Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) foi procurada, mas não se pronunciou.
Lucio Flávio Cruz
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2