[Fechar]

PageNavi Results No. (ex: 7)

7

Últimas notícias

Tercilio Turini pede reforço nos cuidados com ameaça do Ebola‏

Médico e deputado estadual sugere às autoridades de saúde medidas de quarentena para brasileiros que estiveram na África Ocidental
As autoridades de saúde do Brasil precisam redobrar os cuidados nos portos e aeroportos, recomendar aos brasileiros que não viajem para África Ocidental e monitorar rigorosamente pessoas que estiveram em Serra Leoa, Guiné e Libéria, países com maior número de mortes pelo vírus Ebola. São sugestões do médico e deputado estadual Tercilio Turini, apresentadas em requerimentos ao Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Paraná.
Para Turini, todo brasileiro que esteve num dos três países recentemente deve passar por quarentena. “A doença se manifesta 21 dias depois do contato com o vírus. Por isso, agentes de imigração devem identificar quem chega da África e repassar dados aos órgãos de saúde, para acompanharem a situação das pessoas nas três semanas seguintes”, alerta o deputado. Ele cita que o Ebola é transmitido pelo sangue e secreções, como saliva, suor, fezes, urina, vômito e feridas. “Num aperto de mão existe risco de contágio”, diz.
O deputado comenta que a Organização Mundial de Saúde já considera a doença fora de controle nos três países, com quase 900 mortes e grande número de pessoas doentes. “As maiores vítimas são familiares dos contagiados pelo Ebola e profissionais da área de saúde. A situação é grave e pode se alastrar para outros países porque a Libéria, por exemplo, tem a maior frota mercante do mundo, com navios espalhados por todos os continentes”, afirma Tercilio Turini.
O médico e parlamentar lembra que o Brasil já tem problemas demais na área de saúde pública. “Temos que estar muito atentos para essa ameaça do Ebola. Se o vírus chegar aqui, o perigo de disseminação é enorme”, diz. Os requerimentos de Tercilio Turini ao Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Paraná foram aprovados em plenário na Assembleia Legislativa.
MAIS INFORMAÇÕES
Deputado estadual Tercilio Turini – (43) 9994.4535
UA-102978914-2