Com chuvas, vazão das Cataratas do Iguaçu fica 3 vezes acima do normal
Volume de água na manhã desta segunda (29) passou de 5,5 milhões de l/s.
Em todo estado, temporais prejudicaram 1.429 pessoas em 18 municípios.

A vazão nas Cataratas do Iguaçu, no oeste do Paraná, amanheceu três vezes acima do normal nesta segunda-feira (29) por conta das chuvas que atingem o estado desde quarta-feira (24). De acordo com o monitoramento hidrológico do Rio Iguaçu feito pela Companhia Paranaense de Energia (Copel), no início da manhã o volume de água no atrativo, que é de 1,5 milhão de litros de água por segundo em média, passou de 5,5 milhões l/s.
As chuvas também causaram estragos em pelo menos 18 municípios do Paraná. Até as 9h desta segunda, os temporais haviam prejudicado 1.429 pessoas, segundo o último boletim divulgado pela Defesa Civil. O mau tempo danificou 153 residências e ao menos 38 pessoas permaneciam desalojadas, ou seja continuam abrigadas na casa de amigos ou parentes. Cascavel, no oeste - com 270 pessoas atingidas -, Nova Tebas, no norte – outras 258 - e Nova Cantu, na região central – com mais 200 – são as cidades mais atingidas pelo mau tempo.
A sequência e o acumulado de chuvas, alerta, aumenta o risco de enchentes e deslizamentos de terra nestas regiões. No norte, os dias serão abafados, com chuvas isoladas à tarde. O tempo só volta a melhorar a partir de quinta-feira (2).A previsão para os próximos dias, conforme o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), é de mais chuvas, principalmente no sul, oeste e sudoeste do estado, em especial nas áreas mais próximas da divisa com Santa Catarina.