[Fechar]

Últimas notícias

Londrina em tempo real

Empresa de Santa Catarina instalou câmeras em seis pontos da cidade para que qualquer pessoa possa observar o movimento pela internet

Por segurança ou mera curiosidade, poder dar uma espiada, ao vivo, no que acontece em várias cidades do País parece uma boa ideia. Uma empresa de Joinville (SC) instalou mais de 800 câmeras em diversos pontos de 90 cidades do País. Em Londrina, existem seis delas – uma na Avenida Higienópolis, uma na Avenida Quintino Bocaiúva, duas na Rua Francisco Gabriel de Arruda e duas nas rodovias BR-369 e PR-445. As imagens podem ser conferidas por qualquer pessoa em um site da internet, o vejoaovivo.com.br.

O CEO da empresa, David Abuhab, explicou que a ideia surgiu em 2012 com o intuito de ajudar a população a acompanhar, em tempo real, a situação do trânsito, as condições do tempo e a "visitar" pontos turísticos, por exemplo. "O objetivo do VejoaoVivo é facilitar a vida das pessoas no dia a dia." As câmeras são instaladas em pontos com grande movimentação de veículos, pontos turísticos ou em locais que auxiliam os usuários a conseguirem informações sobre o clima, condições das ondas, entre outros, acrescenta o CEO.

No portal, é possível buscar por câmeras por cidades, estados ou "canais", como aeroportos, rodovias, praias, animais, surf, pontos turísticos, universidades, estádios de futebol, "melhores destinos", skate e trânsito. "Por Londrina ser uma das maiores cidades do Paraná, faz parte do processo de expansão do VejoaoVivo no País. Nós também temos a intenção de instalar mais câmeras na cidade, mas ainda não temos os locais definidos." De acordo com Abuhab, até o final de 2014, o VejoaoVivo pretende alcançar mais de 1.000 equipamentos instalados em todo o País.

As câmeras ficam instaladas em estabelecimentos comerciais, como o Consórcio União, na Avenida Higienópolis, local de grande fluxo de veículos, próximo ao cruzamento com a Av. Madre Leônia Milito. "Achamos que seria uma boa coisa, porque conseguimos ver em tempo real o movimento, e isso nos ajuda um pouco a cuidar da nossa empresa", afirma Jane Prado, supervisora de Marketing do Consórcio União. As câmeras foram instaladas gratuitamente nas unidades de Londrina e de Maringá da empresa.

Outra das câmeras do VejoaoVivo fica no Auto Posto Cisne, localizado na Av. Quintino Bocaiúva, região igualmente movimentada. "(Pelas imagens da plataforma) A gente consegue ver os dois lados da avenida, ver a saída de veículos do nosso estabelecimento e a porta do outro estabelecimento comercial que fica na frente", comenta Eduardo Marques, proprietário do posto de combustível. "É atrativo poder visualizar o movimento onde temos ponto comercial em tempo real."

Segundo Abuhab, a iniciativa para a instalação das câmeras parte tanto do próprio VejoaoVivo quanto do comerciante. "O VejoaoVivo procura instalar nas principais avenidas e ruas da cidade, mas também existe procura de donos de comércios. A vantagem é poder monitorar ao vivo o entorno do próprio estabelecimento além de ter sua marca divulgada como apoiador em nosso portal." Quem quiser sugerir locais para a instalação das câmeras do VejoaoVivo pode entrar em contato pelo www.vejoaovivo.com.br no link "Sugira uma câmera".



FONTE - FOLHA DE LONDRINA
Mie Francine Chiba
Reportagem Local
UA-102978914-2