[Fechar]

PageNavi Results No. (ex: 7)

7

Últimas notícias

Videolaparoscopia amplia opções cirúrgicas

Técnica avançada vem sendo democratizada para cirurgias do intestino e reduz em 50% as complicações

Na medicina, as técnicas cirúrgicas são tão inovadoras quanto o surgimento de novos equipamentos. Um bom exemplo é a laparoscopia (acesso à cavidade abdominal), que "chegou" ao Brasil nos anos 1990, foi se ampliando e hoje é o método utilizado para cirurgias do aparelho digestivo.

Com o esforço médico em ampliar as opções cirúrgicas e garantir mais benefícios aos pacientes, o procedimento vem sendo utilizado também no tratamento de doenças do intestino. A videolaparoscopia colorretal, conhecida como videolaparoscopia avançada, revela um aperfeiçoamento da técnica por meio de um padrão desenvolvido pelo cirurgião e coloproctologista Miguel Pedroso, coordenador do Instituto Lubeck de Ensino e Pesquisa de Itu (SP), uma referência em cirurgias avançadas e oncologia.

"Ele é uma expressão nacional porque conseguiu desenvolver uma técnica que torna essa cirurgia mais fácil. Ele metodizou todos os tempos do procedimento. É como transformar uma técnica cirúrgica em uma ‘receita de bolo’", observa o cirurgião do aparelho digestivo Milton Ogawa, primeiro médico a realizar uma cirurgia por videolaparoscopia em Londrina, em 1992, juntamente com sua equipe.

Ele revela que hoje as faculdades de residência médica têm seus laboratórios de procedimentos e de pesquisa que permitem aos profissionais realizar treinamentos em caixa preta ou mesmo em animais. "Mas quando começamos, apesar de ter o equipamento em Londrina, não tínhamos muita habilidade para manuseá-lo porque olhamos em duas dimensões, mas atuamos em três e essa adaptação é muito difícil", recorda.

Embora a videolaparoscopia não seja uma novidade, o fato dela ser aplicável também em casos de diverticulite (inflamação no intestino grosso) ou câncer de intestino, por exemplo, é um avanço que segundo os especialistas deve ser democratizado.
Micaela Orikasa
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2