[Fechar]

Últimas notícias

ESPORTE - Dupla do ciclismo surpreende com conquistas precoces

Treinando há apenas três meses, Julia Siqueira e Fernanda Paulino se destacaram nos Jogos da Juventude

Fotos: Marcos Zanutto
Ciclistas ajudaram equipe londrinense a conquistar o segundo lugar na classificação geral
Fernanda (à esq.) e Julia passaram por outras modalidades antes de iniciar treinos no ciclismo
Juntas, as ciclistas Julia Leal Siqueira e Fernanda Gonçalves Paulino conquistaram quatro medalhas na disputa dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojup’s), encerrados no último final de semana, em São José dos Pinhais. Com estes resultados, a dupla ajudou o time feminino do Clube Londrinense de Ciclismo (CLC) a garantir o segundo lugar geral para a cidade na principal competição juvenil do Estado. E o mais interessante é que elas conseguiram tudo isso com apenas três meses de treinos.

A dupla foi descoberta numa visita ao Colégio Estadual Héber Soares Vargas, localizado no Jardim San Fernando (zona leste), em julho. Na época, o técnico Sandro Marcello da Rocha buscava novos talentos para integrar a equipe nos Jogos Escolares da Juventude, disputados em Londrina, em setembro. Entre mais de 40 meninas pré-selecionadas, Julia e Fernanda se destacaram e iniciaram os treinos. E, por mais que tanto esforço possa justificar, as próprias ciclistas se mostram surpresas com o sucesso repentino.

"Foi um pouco de surpresa, sim. Nas provas, tinha meninas muito mais fortes, que treinam há mais tempo, e eu estava começando. Mas treinei forte, dei meu máximo nas provas e consegui os resultados", cita Julia, exibindo no peito as medalhas de ouro (circuito), prata (contra-relógio) e bronze (cross country/montain bike), conquistadas em São José dos Pinhais.

A garota, que tentou a sorte no futebol e no taekwondo antes de conhecer o ciclismo, já se empolga com os resultados e sonha com um futuro no esporte. "Quero me tornar uma profissional do ciclismo, ganhar bastante medalhas e, quem sabe, disputar as Olimpíadas", projeta a ex-atacante.

Assim como a companheira de equipe, Fernanda também já praticou outras modalidades. Antes do ciclismo, fez ginástica rítmica e atletismo, mas nada que se compare ao prazer de competir sobre duas rodas. "Tentei dar o meu melhor nas provas e estou muito feliz com o resultado. Agora é continuar treinando para buscar mais resultados como esse", diz a jovem, medalha de prata na prova do circuito.

Rocha diz que os resultados não lhe surpreendem. Segundo ele, as meninas mostraram desde o início terem potencial para o ciclismo. E um fator, em especial, tem sido vital para isso. "As duas já eram desportistas antes de começar com a gente e isso facilita. Como elas já têm dinâmica de treinos, foi só passar as especificidades do ciclismo e elas pegaram bem. É um começo interessante, mas precisam continuar evoluindo", analisa o técnico. "E o mais legal é que são duas meninas de Londrina com potencial, o que eu já vinha batalhando há um tempo para encontrar", ressalta.
Rafael Souza
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2