[Fechar]

Últimas notícias

FUTEBOL - LEC x Anapolina: uma temporada em apenas 90 minutos

Mais do que a vaga na semifinal da Série D, Tubarão entra em campo com objetivo de garantir lugar na Terceira Divisão

Gustavo Carneiro
Bidía volta de suspensão e ocupa o lugar de Diogo Roque
O Londrina tem hoje uma decisão no estádio do Café, talvez até maior do que a que teve diante do Maringá, meses atrás, na disputa do título paranaense. O Tubarão põe o futuro em jogo diante da Anapolina, pelas quartas de final da Série D do Campeonato Brasileiro. Se confirmar o favoritismo e superar os goianos hoje, o time alviceleste garante vaga na Série C, garante calendário para todo o ano de 2015 e sobe um degrau na escalada para chegar à elite do futebol nacional novamente. O jogo decisivo será às 17 horas e deve ter casa quase cheia.

Como venceu o jogo de ida por 2 a 0, o Londrina pode até ser derrotado por um gol de diferença que ainda avança para a semifinal. Triunfo da Anapolina por 2 a 0 leva a decisão para os pênaltis. Já se a Xata vencer por dois gols ou mais de diferença, desde que marque pelo menos três vezes (3 a 1, por exemplo), são os goianos que avançam.

No Tubarão, todos reconhecem a importância de não deixar escapar o acesso. Ser eliminado significa começar tudo do zero novamente no ano que vem. Por isso, ninguém quer saber de dar sopa para o azar e a cobrança é de foco e atenção totais neste duelo.

"Somos a prova viva. Perdemos para o Atlético fora de casa por 3 a 1 e aqui revertemos (4 a 1 para o Londrina). A gente sempre tem que estar com os o pés no chão. Jogamos em casa, diante do nosso torcedor e tem que prevalecer isso", disse o técnico Cláudio Tencati, que lembrou da decepção do ano passado, quando o time foi eliminado pelo Juventude com dois gols nos últimos três minutos de jogo. "Acho que no ano passado, faltou envolvimento da cidade, da torcida, imprensa. Estou vendo que neste momento o Londrina está fazendo isso e neste momento estamos sendo merecedores, mas temos 90 minutos para provar isso ainda", completou.

No clube desde 2011, Tencati subiu todos os degraus neste renascimento do Londrina. Ele venceu a Divisão de Acesso do Paranaense no mesmo ano, foi campeão Estadual em 2014 e agora pode colocar o time na Série C de novo. Mesmo assim, jura não pensar neste momento nos fatos que o colocam como um dos principais nomes da história do clube. "Momento de mais ansiedade para que dê tudo certo e aconteça da maneira que planejamos. Meu sentimento é só de comprovar o acesso, poder jogar logo. Durante a semana não fiz um filme, nem o retrospecto. Estou vivendo o momento", disse o treinador.

Mesmo com a boa vantagem exigida, o treinador garante que o Tubarão entrará em campo para buscar nova vitória. Nada de apenas se defender. "Tem que ter equilíbrio, porque são 90 minutos. Temos que vencer o jogo. Se não acontecer, temos que administrar o que já foi feito. Temos que ser uma equipe equilibrada. Não vamos nos omitir, ficar apenas dependendo que o tempo passe. Vamos buscar o gol. Sem a bola, vamos respeitar o adversário, marcar, pressionar e exigir que o adversário erre ao máximo", cravou Tencati.

Ele não terá o volante Diogo Roque, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Por outro lado, Bidía volta ao time após cumprir suspensão e será o substituto. Nas demais posições, o time deve ser o mesmo do jogo em Anápolis.

Na Anapolina, o técnico Edson Júnior manteve o discurso de otimismo ao longo da semana. No entanto, a diretoria do clube se desfez de quatro jogadores. O treinador contará com a volta do meia Thiago Floriano, que estava suspenso, e perdeu o zagueiro Jacó, também por acúmulo de cartões.

Em Londrina

Londrina
Vítor; Lucas Ramon, Sílvio, Dirceu e Allan Santos; Guilherme Amorim, Bidía, Anderson e Celsinho; Paulinho e Bruno Batata. Técnico: Cláudio Tencati

ANAPOLINA

André Luis; Johnathan, Cris, Neto e Kabrine; André, Renato Xavier, Thiago Floriano, Diniz e Felipe Brisola; Fábio Alemão.

Técnico: Edson Júnior

ÁRBITRO: Luís Flávio de Oliveira (SP)
ESTÁDIO: do Café
HORÁRIO: 17 horas
Thiago Mossini
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2