[Fechar]

Últimas notícias

LEC e Anapolina iniciam disputa por vaga na Série C

Rivais nas quartas de final da Série D, times almejam renascimento no cenário nacional após período de ostracismo

Marcos Zanutto/08-10-2014
Guilherme Amorim (fundo) é o provável substituto do suspenso Bidía
O Londrina encara a Anapolina (GO) hoje, às 16 horas, no estádio Jonas Duarte, em Anápolis, na primeira partida das quartas de final da Série D do Campeonato Brasileiro. Em jogo, estará muito mais que a classificação para as semifinais do torneio. Quem levar a melhor após os dois confrontos garante uma das quatro vagas para a Terceirona Nacional, o que significa calendário para o ano todo de 2015. O segundo confronto será no próximo dia 19, às 17 horas, no estádio do Café, em Londrina.

E o espírito no Londrina não poderia ser outro, senão de decisão. "Chegou o ponto da competição que queríamos, realmente é a decisão que pode nos dar a vaga na Série C. Mais do que nunca, estamos focados neste objetivo", destacou o goleiro Vítor. "Chegou o momento que todos nós esperávamos. Trabalhamos bastante esses meses para chegar neste momento. Agora é ter tranquilidade, jogar com inteligência, paciência, e tentar trazer uma vantagem", comentou o atacante Bruno Batata, em entrevista à rádio Paiquerê AM.

Tanto Londrina como Anapolina veem no duelo a chance de renascer no cenário nacional após alguns anos de ostracismo. Ambos traçaram trajetórias semelhantes nos últimos anos: caíram para a Série C do Brasileiro quase na mesma época (o LEC em 2004 e a Anapolina no ano seguinte), passaram pelas segundas divisões estaduais no início desta década e agora sonham se reerguer.

A Anapolina chegou às quartas de final sem conseguir uma vitória sequer no palco do jogo desta tarde. Nos quatro jogos diante de seu torcedor, a equipe goiana só empatou. E o Tubarão, que nas oitavas de final venceu o Santos (AP), fora de casa, quer novamente tirar proveito para facilitar seu trabalho em casa. "É mais um histórico que pode nos ajudar, temos que saber aproveitar, mas com certeza será difícil, não foi à toa que eles chegaram a este ponto da competição", afirmou Vítor.

O técnico Claudio Tencati prevê um jogo complicado. "Sabemos que será difícil, a característica do adversário é de um time que 'amarra' o jogo, joga por uma bola parada, não à toa decidiu nos pênaltis sua classificação para esta fase", alertou o comandante alviceleste.

O Londrina terá apenas um desfalque em seu time titular para o confronto, o volante Bidía, suspenso. A tendência é que o jovem Guilherme Amorim seja o escolhido, mas Léo Maringá, que perdeu a posição para Anderson, corre por fora. O zagueiro Leonardo Dagostini sofreu uma lesão no treino de quinta-feira e também está fora. Por outro lado, o zagueiro Sílvio, livre de suspensão, tem retorno garantido.

O técnico Edson Júnior, da Anapolina, também ressaltou o momento decisivo. "Assim como o Londrina, também queremos muito este acesso e vamos brigar para fazer o nosso melhor nos dois jogos. Seria importante conquistar uma vitória já no domingo (hoje), mas se não der, temos que entender que é um confronto de 180 minutos e temos que ser inteligentes", analisou o treinador goiano.

A Anapolina terá dois desfalques. O meia Thiago Floriano, expulso contra o Rio Branco, está fora, assim como o lateral Paulo César, outro suspenso. Por outro lado, o meia Raphael Índio e o atacante Dinei, que estavam afastados do grupo por indisciplina, foram relacionados para compensar as baixas.
Rafael Souza
Reportagem Local-folha de londrina
UA-102978914-2