[Fechar]

Últimas notícias

LONDRINA - Reinhold Stephanes lamenta desempenho ruim na cidade

Ex-ministro da Agricultura, da Previdência, do Trabalho e da Assistência Social, ex-chefe da Casa Civil na gestão do governador Beto Richa (PSDB) e deputado federal no sétimo mandato, Reinhold Stephanes (PSD) perdeu a reeleição pela baixa votação em Londrina. A avaliação é do próprio candidato, que esperava fazer, no mínimo, 10 mil votos na cidade administrada pelo correligionário Alexandre Kireeff. Conseguiu pouco mais de 5 mil. "Foi a minha grande surpresa negativa."

Durante a campanha, Kireeff declarou voto em Stephanes e apareceu no material de campanha do candidato. No entanto, pelo seu perfil pessoal na internet, o prefeito também pediu votos e fez elogios aos deputados federais Alex Canziani (PTB) e Luiz Carlos Hauly (PSDB), também candidatos à reeleição. Frustrado com o resultado das urnas, Stephanes esperava mais do aliado. "Não houve empenho (de Kireeff)", disse ele, lembrando que o prefeito se licenciou do cargo durante a campanha e esteve fora da cidade por 15 dias. "Mas também tenho que admitir que não avaliei direito esse contexto, então, o culpado fui eu", amenizou.

Em entrevista à FOLHA, Stephanes apresentou um panorama da campanha e dividiu o seu desempenho em "três áreas" no Estado. "No interior, eu mantive a votação. Em Curitiba, houve um fenômeno que não se esperava com uma candidata (Cristiane Yared, do PTN) fazendo 200 mil votos e boa parte deles na classe média onde eu tenho eleitores. Devo ter perdido aí uns 8 mil votos." Por fim, o deputado citou a frustração com o resultado das urnas em Londrina. É a primeira vez que ele disputa a eleição com domicílio no segundo maior colégio eleitoral do Paraná, pois a transferência da capital ocorreu depois da vitória de Kireeff em 2012.
Edson Ferreira
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2