ESPORTE - Carateca realiza sonho de infância na disputa do Mundial
O londrinense Vinícius Figueira é um dos 12 brasileiros na competição internacional, em Bremen, na Alemanha

Vinícius Figueira tem como principal meta a conquista de uma medalha
O carateca Vinícius Figueira realiza amanhã um sonho de infância. Aos 23 anos, o londrinense debutará no principal campeonato de caratê do planeta, o Mundial, que terá sua 22ª edição realizada em Bremen, na Alemanha. O torneio organizado pela WKF (Federação Mundial de Karatê) vai até até o próximo sábado. No total, 12 brasileiros estarão na disputa por medalhas.
Figueira começou no esporte aos 11 anos e desde então alimentava o sonho de estar entre os melhores do mundo. Determinado, o jovem, que defende a seleção brasileira desde 2012, evoluiu muito nos últimos anos e conquistou grandes resultados em torneios internacionais, como os vice-campeonatos mundial universitário e pan-americano. A vaga para o Mundial foi garantida com o primeiro lugar da categoria até 67 kg do ranking nacional deste ano.
Atual bicampeão nacional, Figueira chega à Alemanha bem credenciado. Está no auge de sua performance e não se intimida diante de grandes rivais, como o egípcio Hanafy Magdy, atual campeão mundial. "É uma competição de forte nível e os competidores estão bem preparados, portanto não tem luta fácil. Todas as lutas tem que ser bem trabalhadas e estudadas, pois qualquer erro pode acarretar em eliminação da competição", afirmou o lutador.
Respaldado pela boa fase, o carateca acredita que pode brigar pelo lugar mais alto do pódio. "Me preparo sempre para ser o melhor. Agora tenho a oportunidade de ser o melhor do mundo e vou ‘brigar’ o tempo todo por esse resultado. Sei o quanto lutei para isso. A meta é sair daqui como medalhista mundial", disse.
Experiência para derrubar os melhores do mundo logo em sua estreia em mundiais ele acredita que não será problema. "Apesar de ser meu primeiro mundial, não é a primeira competição de nível mundial. Só este ano participei de 11 competições internacionais, além de treinos na Turquia, França e Azerbaijão. Mês passado participei de uma etapa da Liga Mundial, na Alemanha, com 96 atletas e fui vice-campeão. Em julho fui vice campeão mundial universitário", sustentou Figueira.
O técnico Marcelo Oguido, que acompanha o carateca desde seu início, lembra os últimos resultados para confiar em uma boa participação de seu atleta na Alemanha. "O planejamento foi feito para ele participar bem deste Mundial. E a expectativa é muito grande, pois ele vive seu melhor momento técnico e vem adquirindo experiência. As chances de brigar por medalha são boas", aponta o treinador, que está com seu pupilo na Europa.
Figueira começou no esporte aos 11 anos e desde então alimentava o sonho de estar entre os melhores do mundo. Determinado, o jovem, que defende a seleção brasileira desde 2012, evoluiu muito nos últimos anos e conquistou grandes resultados em torneios internacionais, como os vice-campeonatos mundial universitário e pan-americano. A vaga para o Mundial foi garantida com o primeiro lugar da categoria até 67 kg do ranking nacional deste ano.
Atual bicampeão nacional, Figueira chega à Alemanha bem credenciado. Está no auge de sua performance e não se intimida diante de grandes rivais, como o egípcio Hanafy Magdy, atual campeão mundial. "É uma competição de forte nível e os competidores estão bem preparados, portanto não tem luta fácil. Todas as lutas tem que ser bem trabalhadas e estudadas, pois qualquer erro pode acarretar em eliminação da competição", afirmou o lutador.
Respaldado pela boa fase, o carateca acredita que pode brigar pelo lugar mais alto do pódio. "Me preparo sempre para ser o melhor. Agora tenho a oportunidade de ser o melhor do mundo e vou ‘brigar’ o tempo todo por esse resultado. Sei o quanto lutei para isso. A meta é sair daqui como medalhista mundial", disse.
Experiência para derrubar os melhores do mundo logo em sua estreia em mundiais ele acredita que não será problema. "Apesar de ser meu primeiro mundial, não é a primeira competição de nível mundial. Só este ano participei de 11 competições internacionais, além de treinos na Turquia, França e Azerbaijão. Mês passado participei de uma etapa da Liga Mundial, na Alemanha, com 96 atletas e fui vice-campeão. Em julho fui vice campeão mundial universitário", sustentou Figueira.
O técnico Marcelo Oguido, que acompanha o carateca desde seu início, lembra os últimos resultados para confiar em uma boa participação de seu atleta na Alemanha. "O planejamento foi feito para ele participar bem deste Mundial. E a expectativa é muito grande, pois ele vive seu melhor momento técnico e vem adquirindo experiência. As chances de brigar por medalha são boas", aponta o treinador, que está com seu pupilo na Europa.
Rafael Souza
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA

