[Fechar]

Últimas notícias

Prefeitos devolvem Hospital Regional ao governo

Eleição do Cisnorpi é adiada e Fernando Dolenz permanece no cargo de presidente até junho de 2015 quando entidade vai transferir administração
clique para aumentarPrefeitos devolvem Hospital Regional ao governo
  • Prefeitos devolvem Hospital Regional ao governo
  • Prefeitos devolvem Hospital Regional ao governo
A eleição para nova diretoria do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (Cisnorpi), feita nesta quinta-feira, 18, teve como resultado o adiamento da escolha do novo presidente. O atual presidente Luiz Fernando Dolenz, prefeito de Quatiguá permanece no cargo até junho do ano que vem após decisão junto aos prefeitos que fazem parte do consórcio e se reuniram na sede da Associação de Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi).
A decisão foi tomada - pelos 12 prefeitos presentes -devido ao acúmulo de problemas que o Hospital Regional do Norte Pioneiro, que tem sede em Santo Antônio da Platina e que é administrado pelo consórcio. A casa de saúde acumula há vários anos problemas financeiros, administrativos e pendências no salário dos funcionários e médicos, devido ao atraso nos repasses de verbas do Governo do Estado, que custeia parte do funcionamento do hospital com uma verba de R$ 277 mil mensais. A contrapartida financeira é paga pelos prefeitos que fazem parte do Cisnorpi no qual os cidadãos usufruem do atendimento do HR.
De acordo com a decisão dos chefes de executivos, o pleito do Cisnorpi deve ser marcado após 30 de junho de 2015, data em que se encerra o contrato entre o consórcio e o governo do Estado, que estabelecia a administração do hospital pelo Cisnorpi.
A intenção é cumprir o contrato com o Estado até esta data e após o vencimento entregar a administração do hospital interinamente ao governo estadual. “Há um descaso do governo junto ao Hospital Regional que vem acumulando sérios problemas. Se for para continuar assim o melhor mesmo é a casa de saúde passe a ser administrada pelo Estado, ou então se torne municipal”, disse o prefeito de Jacarezinho Sérgio Eduardo Emygdio de Faria(DEM).A ideia é que uma Fundação assuma a gestão do HR em 2015. 
“Nós cumpriremos nossa parte no contrato com o Estado continuaremos à frente da administração do hospital até junho. Após esta data, o HR será de responsabilidade do Estado. Não podemos arcar sozinhos com uma estrutura daquela que tem alto custo de funcionamento”, declarou o presidente Luiz Fernando Dolenz(PSDB).
Durante a reunião dos prefeitos também estava prevista a mudança do estatuto do Cisnorpi, com a reformulação de artigos referentes ao poder de decreto e resoluções assinada pelos presidentes, mas sem a eleição a alteração também foi prorrogada.

fonte - np diario


Texto e fotos: Aline Damásio/Especial para o npdiario
UA-102978914-2