[Fechar]

PageNavi Results No. (ex: 7)

7

Últimas notícias

Presos cavam túnel e fogem da Delegacia de Ivaiporã

Seis detidos abriram caminho por buraco embaixo do vaso sanitário; quatro haviam sido recapturados 

Ivaiporã – Seis presos fugiram da Delegacia de Ivaiporã, a 170 km de Londrina. Por volta das 3 horas da madrugada de ontem, policiais civis perceberam a movimentação dos detentos em uma das celas da carceragem. Os presos cavaram um túnel de aproximadamente três metros de comprimento e deixaram a delegacia em direção ao pátio externo.

Segundo o delegado Gustavo Dante da Silva, os detentos fizeram o túnel a partir de um buraco existente embaixo do vaso sanitário. "Eles tiveram acesso à rede de esgoto e foram até a área externa. Depois pularam o muro da delegacia, que mede aproximadamente três metros", detalhou.

Durante a madrugada, havia dois agentes de cadeia pública e um investigador. Segundo o delegado, os três conseguiram evitar a fuga em massa da delegacia. "O investigador e os agentes foram até o túnel e fizeram com que alguns presos retornassem à cela. Eram 104 presos na delegacia e o local só tem capacidade para abrigar 40 detentos. A superlotação das delegacias não é mais novidade. É um problema nacional", comentou.

Quatro dos seis presos que conseguiram fugir foram recapturados em Ivaiporã. Dois continuavam foragidos até o fechamento da edição. Juarez Alves de Oliveira, de 24 anos, é natural de Arapuã e cumpria pena por homicídio. Osvaldo Machado de Oliveira, de 19 anos, estava preso por tentativa de homicídio e é natural de Jardim Alegre.

Após a fuga, funcionários cobriram o túnel e consertaram a cela. Os policiais revistaram o restante da carceragem e encontraram ferros retorcidos, estoques e dois celulares. "Há mais de um ano estávamos sem registro de fuga. Tentativas são frequentes, mas os presos nunca conseguiam fugir", destacou o delegado.

Superlotação 

Conforme matéria publicada na edição de ontem da FOLHA, 22% dos presos em delegacias no Paraná estão nos distritos policias de Londrina e região. Segundo dados do Mapa Carcerário, disponibilizado no site da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná (Seju), as delegacias do Estado abrigavam 9.107 detentos até o dia 21 de dezembro. Desse total, 2.083 presos estavam em Londrina e região. O número representa mais que o dobro do total de vagas provisórias, que é de 1.042.

O Mapa Carcerário aponta ainda que dos 9.107 presos em delegacias, 1.844 já foram condenados e deveriam estar nas penitenciárias, que possuíam 1.330 vagas ociosas. A população carcerária em delegacias e penitenciárias do Paraná é de 27.320 presos.
Viviani Costa
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2