[Fechar]

Últimas notícias

ESPORTE - Paracanoísta intensifica treinos de olho nas Paralimpíadas

Igor Tofalini disputará a Copa do Brasil de Canoagem, que servirá de seletiva para a seleção brasileira de 2015

Marcos Zanutto
Desde o final do ano passado, Igor Tofalini treina com um barco novo, importado de Portugal
O paracanoísta de Cambé Igor Alex Tofalini já tem data marcada para reiniciar o projeto de disputar as Paralimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. Depois de ficar um ano longe das competições oficiais, o atleta resolveu intensificar os treinos visando a Copa Brasil de Canoagem, que será realizada em São Paulo, entre os dias 6 e 8 de março.

Além de marcar seu retorno oficial às águas, a competição na capital paulista pode se tornar um marco importante no objetivo de Igor de participar dos Jogos do Rio. É que a Copa Brasil, que reunirá os melhores remadores do País, será também uma espécie de seletiva para formar a seleção brasileira para 2015. Quem se destacar ainda será convocado a treinar no CT da Paracanoagem, instalado no campus da Universidade de São Paulo (USP).

"A expectativa é muito boa para este ano. A meta é ir bem na Copa Brasil e conseguir a vaga para ir treinar no CT. Não que eu não tenha uma boa estrutura aqui (em Londrina), mas lá terei um suporte maior, de uma equipe de trabalho voltada especificamente para a modalidade", salientou o paracanoísta de 31 anos, que começou a se dedicar ao esporte em 2013.

Na Copa Brasil, Igor vai competir nas provas de 200 metros e 500 metros, mas já avisou que pretende focar na mais curta, visando índice para competições internacionais, como o Sul-Americano e o Campeonato Mundial, que acontecem também neste ano. "Voltamos a treinar há um mês e agora estamos afunilando os treinos visando a prova dos 200 metros, justamente de olho nestas competições internacionais das quais queremos participar neste ano", indicou o técnico Gelson Moreira Souza.

A motivação que faltava para Igor trabalhar pensando somente nas Paralimpíadas veio recentemente, com a inclusão da sua categoria ‘TA’ (para atletas que usam somente tronco e braços) no cronograma paralímpico a partir da edição do ano que vem. "O objetivo é trabalhar para buscar essa vaga", projetou o paracanoísta.

Na luta para se dar bem em 2015, o cambeense ainda tem um trunfo importante. Desde o final do ano passado, ele treina com um barco novo, importado de Portugal, que custou R$ 10 mil. A embarcação feita de fibra de carbono demorou quase sete meses para chegar e foi um dos motivos da ausência de Igor nas competições oficiais em 2014. "É um barco que pesa 12 quilos, que é o peso mínimo para as competições. Tem melhor hidrodinâmica e vai proporcionar uma melhora significativa nos tempos", disse o técnico.

Nem a fase de adaptação ao novo barco, muito menos a ausência das competições oficiais serão empecilho neste primeiro objetivo do ano, segundo o atleta, que esbanja otimismo neste retorno. "Como canoagem é um esporte individual, tudo pode acontecer. Todos que estarão lá são profissionais, são grandes atletas, mas eu também continuei treinando forte e estou empenhado", avisou Igor.
Rafael Souza
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2