[Fechar]

Últimas notícias

GOVERNO DO ESTADO - Em meio à crise, Cattani pede demissão

Secretaria Estadual de Comunicação será ocupada interinamente por Deonilson Rodo, chefe de gabinete do governador Beto Richa

Arnaldo Alves/ANPr
Marcelo Cattani estava com o governador desde a época em que o tucano era prefeito da Capital
Curitiba - O chefe de gabinete do governo do Paraná, Deonilson Roldo, responderá de forma interina pela Secretaria de Estado da Comunicação Social. Ele substitui Marcelo Cattani, que pediu demissão ontem pela manhã. Oficialmente, o Palácio Iguaçu não comenta o motivo da troca. Durante a sessão na Assembleia Legislativa (AL), porém, deputados da base aliada e da oposição falaram em um suposto desgaste na relação, sobretudo por conta do caso envolvendo o empresário Luiz Abi Antoun, "primo distante" do governador Beto Richa (PSDB).

"Ele (Cattani) tem outros projetos. Eu respeito. Está conosco já há muito anos. Prestou um belíssimo trabalho, com grande desempenho, numa área importante de uma administração. Só tenho agradecimentos a ele; desejar sucesso na sua nova missão", afirmou o governador, após a cerimônia posse de Orlando Pessuti (PMDB) no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), em Curitiba. Questionado sobre quem assumiria a função definitivamente, contudo, ele se esquivou. "Estamos vendo ainda."

Para o líder da oposição na AL, Tadeu Veneri (PT), entre as razões da mudança no secretariado estão as "reiteradas idas e vindas do governador com relação às suas relações pessoais, comerciais, particulares e de amizade". "Ele conhece, desconhece e volta a conhecer o senhor Luiz Abi", ironizou. O petista chegou a levar ao plenário um "álbum de família", com fotos em que o tucano aparece ao lado do empresário, uma delas no Líbano, para mostrar como ambos seriam próximos.

Líder do governo na Casa, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB) teceu elogios a Cattani, "dos mais competentes profissionais que nós temos na Comunicação do Estado", mas também deixou escapar que ele e Beto estariam se desentendendo. "A decisão foi obviamente dele, Marcelo. Não sei o que motivou. Já vinha um período de um certo agastamento na relação e acho que culminou com o pedido de exoneração", opinou.

Deonilson Roldo nasceu em Pato Branco, é jornalista, trabalhou na sucursal da FOLHA em Curitiba e foi repórter da Folha de S.Paulo. Ele já foi secretário municipal de Comunicação de Curitiba. Marcelo Cattani também estava com o governador desde a época em que o tucano era prefeito da Capital. Ocupou ainda o cargo de diretor de marketing da administração municipal, mesma função exercida na Fundação Cultural de Curitiba (FCC), e foi presidente do Fundo Municipal de Cultura.
Adriana De Cunto e Mariana Franco Ramos
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2