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Norte do Paraná deve se unir pela duplicação da PR 445, defende Turini

Obra é estratégica para o desenvolvimento regional, diz deputado estadual. Comunidade precisa definir qual melhor forma de executá-la

A duplicação da PR 445 de Londrina a Mauá da Serra é uma obra estratégica para o desenvolvimento do Norte do Paraná e precisa ser encampada pela comunidade regional como projeto prioritário, aglutinando forças para que seja executada o mais rapidamente possível. É o entendimento do deputado estadual Tercilio Turini, que há muitos anos defende a obra na rodovia para fortalecer a infraestrutura e a logística da região, com novas perspectivas econômicas e acesso mais fácil e seguro ao Porto de Paranaguá, Curitiba, litoral e outras regiões do Estado.

Turini entende que por ser uma rodovia estadual, é responsabilidade do governo do Estado fazer a duplicação do trecho de aproximadamente 70 quilômetros. Reconhece, porém, que é um fato novo a intenção anunciada pelo prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, de assumir a execução da obra para a prefeitura posteriormente explorar a cobrança de pedágio na PR 445 e recuperar o investimento. “É uma ideia do prefeito que precisa ser muito bem analisada e debatida com a sociedade organizada e a população”, diz.

Para o deputado, se prosperar a proposta de Kireeff é necessário exigir do governo do Estado a mesma contrapartida concedida na duplicação da PR 323, entre Maringá e Francisco Alves. No modelo de Parceria Público Privada, o governo vai injetar R$ 90 milhões anuais, por um período de 30 anos, mesmo com a empreiteira explorando o pedágio após a obra concluída. “É muito dinheiro, soma quase três bilhões de reais. Londrina e demais municípios da região devem ser contemplados na PR 445 com os mesmo benefícios e as mesmas garantias dadas à empreiteira nessa PPP”, afirma.

Tercilio Turini lembra ainda que a ideia de Kireeff, como o próprio prefeito comentou, pode levar até quatro anos para sair do papel. “A Câmara Municipal tem que aprovar e a Assembleia Legislativa também, porque trata-se de assumir uma delegação de competência pelas obras e manutenção da rodovia, hoje do Governo do Estado. Depois, para conseguir os recursos em organismos internacionais, será necessário aprovação do Senado e do Tesouro Nacional. É um longo caminho, portanto exige ampla discussão e avaliação”, aponta.

De qualquer forma, Tercilio Turini coloca-se à disposição para auxiliar no encaminhamento do processo junto ao governo do Estado e Assembleia Legislativa. “A duplicação da PR 445 vai transformar a realidade econômica do Norte do Paraná, com reflexos positivos em outras regiões como Norte Pioneiro e Vale do Ivaí. Temos que nos unir e garantir a execução dessa obra”, enfatiza o deputado estadual.

Ele lembra que em 2013 foi um dos incentivadores de movimento pela duplicação, juntamente com a Associação Comercial e Industrial (Acil) e diversas entidades londrinenses. “Pretendo retomar a mobilização em busca da melhor alternativa, que pode ser a proposta do prefeito ou o governo estadual assumir a sua responsabilidade e executar a obra”, declara.

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Tercilio Turini – (43) 9994.4535
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