[Fechar]

Últimas notícias

Polícia Civil do Paraná vai investigar empresa e ônibus de acidente em SC

Polícia vai auxiliar inquérito sobre acidente de ônibus que teve 51 mortes.
Parentes de vítimas recebem auxílio da Prefeitura de União da Vitória.

Gizele SilvaDo G1 PR
Ônibus foi levado para o pátio da PMRv em Campo Alegre (Foto: Jean Mazzonetto/RBS TV)Ônibus foi periciado nesta terça (17) (Foto: Jean
Mazzonetto/RBS TV)
A Polícia Civil de União da Vitória, na região sul do Paraná, vai levantar informações sobre a empresa e o ônibus envolvidos no acidente que matou 51 pessoas no sábado (14) na SC-418. A delegada Tathiana Laiz Guzella, disse ao G1nesta terça-feira (17) que já começou a investigação. Parentes de vítimas e sobreviventes do acidente também serão ouvidos no Paraná.
"Já sabemos que a carteira do motorista estava em dia, mas ainda não conseguimos ouvir a viúva, porque ela está muito abalada com o acidente", afirma Tathiana. Segundo a delegada, a investigação vai auxiliar o inquérito principal aberto na Polícia Civil de Joinville, no norte de Santa Catarina. A delegada não precisou quantas pessoas serão ouvidas no Paraná. O ônibus está em Joinville e passou por perícia nesta terça.
O motorista Carlos Domingues, que dirigia diariamente o ônibus do acidente, garantiu que o veículo “funcionava perfeitamente”. De acordo com ele, os freios, os pneus e toda a manutenção estavam em dia. “Eu levava universitários de segunda a sexta-feira nele”, conta.

A proprietária ainda reclamou que "ninguém respeita as dores de ninguém" e que "a cada dia que passa, estão crucificando mais a empresa".
Uma das donas da empresa responsável pelo ônibus acidentado, a Costa & Mar Turismo, desabafou na página da companhia em uma rede social nesta terça. Na publicação, feita com o perfil da companhia, ela disse que está sem vontade de prosseguir após a morte do esposo, do filho e das outras 49 vítimas.
Na segunda-feira (16), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou uma nota afirmando que a empresa não tinha autorização para fazer uma viagem interestadual.
Visita à prefeitura 
Na tarde desta terça-feira (17), o sobrevivente do acidente Brayan Lohan de Almeida, de 2 anos e 9 meses, que está com o pé esquerdo enfaixado, foi levado até a prefeitura de União da Vitória pelo pai Everton Jhony de Almeida. Os dois se reuniram com o prefeito, Pedro Ivo Ilkiv, que lamentou a tragédia. O menino recebeu alta no domingo (15) e disse aos pais que o avô, que morreu no acidente, o abraçou no momento da colisão.
O menino Brayan foi levado nesta terça à prefeitura  (Foto: Divulgação/Prefeitura )O menino Brayan foi levado nesta terça à
prefeitura (Foto: Divulgação/Prefeitura )
A prefeitura de União da Vitória informou que está prestando auxílio aos sobreviventes e aos parentes dos falecidos na tragédia. Foi montada uma equipe especial para verificar a emissão de certidões de óbito dos envolvidos, para prestar assistência psicológica às famílias e para providenciar a devolução dos pertences, como malas e documentos, que foram recuperados pela polícia de Joinville.
Despedida 
Ainda na segunda, foram enterradas as 51 vítimas do acidente, sendo 40 em cemitérios de União da Vitória e Porto União, no norte de Santa Catarina, e 11 em outras cidades. O clima na cidade é de comoção. Somente um casal de União da Vitória perdeu 11 parentes no acidente. “Do meu lado, foram três pessoas. Do meu marido, mais oito”, explica Lúcia Lemos da Silva.
Até a manhã desta terça, seis vítimas continuavam internadas. “É muito triste, uma coisa que não tem o que falar”, diz.
Acidente de ônibus em Santa Catarina deixa ao menos 20 mortos/GNews (Foto: Reprodução GloboNews)Acidente de ônibus em Santa Catarina deixou 51 mortos/GNews (Foto: Reprodução GloboNews)
UA-102978914-2