[Fechar]

Últimas notícias

Ribeirão Claro investe em projeto de arborização urbana

Ação incluiu palestra com geógrafa doutora da Universidade de São Paulo (USP)

Anderson Coelho/16-06-2014
Município está em busca de orientação para elaborar plano eficiente de arborização urbana
Ribeirão Claro - Conhecido por suas belezas naturais, o município de Ribeirão Claro na gestão atual está buscando se atualizar sobre as questões ambientais, sendo que recentemente criou a Secretaria de Turismo, Meio Ambiente, Esportes e Lazer com o objetivo de enfocar mais esforços nessa área. Segundo a secretária das quatro pastas, Edilaine Cavalhiéri Faganelli e da diretora do Meio Ambiente, Camila Silvério de Morais Amadeu, o foco principal no momento é elaborar o Plano de Arborização Urbana.

"A legislação pertinente a esse assunto está defasada e o plano também é necessário com o objetivo de orientar a população sobre um plantio consciente para que no futuro os munícipes não tenham problemas com as espécies escolhidas", afirmam Edilaine e Camila. "Além disso, nossa preocupação também abrange não só as árvores, mas também os arbustos, gramados e outras vegetações", complementa a secretária.

Com o intuito de promover um debate maior sobre o tema, recentemente o município contou com a visita voluntária e palestra da geógrafa doutora Ana Maria Marangoni, 72 anos, que possui vasta experiência e continua atuando na área. Professora aposentada pela Universidade de São Paulo (USP), ela participou do evento a convite de Denize Rizzo, responsável pelo Emater do município, que também está apoiando a iniciativa.

Segundo Edilaine e Camila, não existe uma medida exata entre uma árvore e outra, mas a intenção é "plantar o máximo possível", levando em consideração as características da cidade, sendo que a maioria das calçadas existentes são estreitas e impedem o plantio de árvores grandes. "No momento, estamos fazendo o levantamento de empresas que são interessadas em desenvolver o projeto em nossa cidade, mas ainda não temos nada concreto com relação a valores", adianta a secretária.

Elas também citaram que na palestra, a geógrafa Ana Maria Marangoni chamou a atenção para a importância das secretarias agirem em conjunto para uma maior eficiência do projeto em andamento: "Ela citou, como exemplo, a Secretaria de Educação, onde poderíamos incluir as crianças nessas ações conscientizadoras, e até a Secretaria de Obras, que auxiliaria com a mão de obra", pontuaram. Além do trabalho com a arborização, a Secretaria do Meio Ambiente está envolvida em outros projetos como o da coleta seletiva de lixo e o uso consciente da água.

Os projetos e trabalhos são desenvolvidos por meio de parcerias com outras secretarias, empresas privadas e em conjunto com a comunidade.
Ana Paula Nascimento
Reportagem Local-folha de londrina
UA-102978914-2