Agricultor troca multa por projeto de plantio sustentável em Alto Paraná
Ministério do Trabalho propôs pagamento de multa com projeto rural.
Agricultor investe em produção de diferentes culturas em um mesmo local.

O produtor rural Edilson Fernandes, de Alto Paraná, pôde trocar uma multa aplicada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) pela oportunidade de testar uma nova técnica de plantio sustentável e orgânico em sua propriedade.
O acordo, inédito no país, foi sugestão do próprio MPT. "A ideia surgiu a partir da oportunidade de fazer um acordo com um produtor rural que tem grande plantio de laranja. Nós queríamos dispensar o uso de agroquímicos, promovendo a qualidade de vida", comenta o procurador Fábio Alcure.
Fernandes, que antes só plantava laranja, agora consegue plantar outras culturas, como goiaba, mandioca e eucalipto, graças ao acordo firmado. Ele comemora a chance de transformar a punição em uma nova fonte de renda.
"O maior problema da laranja é que ela demora muito para produzir. Agora, eu tendo a laranja e as outras culturas, tenho renda já com seis meses. Isso é muito interessante. E, além de tudo, tenho uma qualidade superior, porque não uso mais agrotóxico", comenta o agricultor.