[Fechar]

Últimas notícias

Ex-vereador é preso acusado de estupro de vulnerável

Segundo delegado do Gaeco, advogado Zaqueu Berbel mantinha relações sexuais com uma menor de 14 anos por mais de um ano

Lis Sayuri
Alan Flore, advogado do Gaeco: crimes de exploração sexual de adolescentes já provocaram a prisão de 13 pessoas
Londrina – O advogado e ex-vereador Zaqueu Berbeu, de 68 anos, foi preso pelo Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (Gaeco) na tarde de ontem em Londrina. Berbel é acusado de estupro de vulnerável por manter relações sexuais, inicialmente, com uma menina menor de 14 anos. A existência de outras vítimas não está descartada. Ele foi preso na rua e encaminhado para a sede do Gaeco. Por ser advogado, foi conduzido para o Corpo de Bombeiros, onde cumprirá a prisão preventiva.

A prisão de Berbel é decorrente de investigações do esquema de exploração sexual de adolescentes que veio à tona em 13 de janeiro, quando o auditor fiscal Luiz Antônio de Souza foi preso em um conhecido motel da cidade na companhia de uma adolescente de 15 anos. O delegado Alan Flore explicou que o crime de Berbel é considerado mais grave. "Dando continuidade às investigações acerca da exploração sexual de menores, foi instaurado novo inquérito policial, agora apurando um estupro de vulnerável, crime de maior gravidade que os outros que foram enquadrados como favorecimento à prostituição, com meninas maiores de 14 anos", diferenciou.

Segundo Flore, o advogado mantinha relações com a garota há pelo menos dois anos por meio de programas sexuais. "Tivemos elementos suficientes para representar pela prisão preventiva", disse o delegado. Flore não revelou mais detalhes para não atrapalhar as investigações. "Ainda têm algumas diligências pendentes que podem levar a outras vítimas", justificou.

Berbel deixou a sede do Gaeco acompanhado dos advogados e não falou com a imprensa. Por telefone, o advogado do suspeito João dos Santos Gomes Filho informou apenas que estava se inteirando do caso e disse que daria mais informações sobre a linha da defesa hoje. Zaqueu Berbel foi vereador em Londrina entre novembro de 2009 e fevereiro de 2010. O então suplente assumiu o posto deixado por Rodrigo Gouvêa, preso à época sob a acusação de manter uma funcionária 'fantasma' em seu gabinete. Desde janeiro, 13 pessoas foram presas por envolvimento com a prostituição de adolescentes. Mais de 20 jovens teriam sido aliciadas.
Celso Felizardo
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2