[Fechar]

PageNavi Results No. (ex: 7)

7

Últimas notícias

RIBEIRÃO CLARO - Idosos em primeiro lugar

Projeto em Ribeirão Claro diagnosticou os problemas e definiu ações práticas a serem desenvolvidas nessa área

Divulgação
Dificuldades nos serviços de saúde e assistência social estavam entre as principais reclamações dos idosos
Ribeirão Claro - Melhorar as condições de vida dos idosos dando a eles acesso a serviços de saúde e assistência social, estas são algumas das metas da equipe da prefeitura de Ribeirão Claro. Diversas ações foram definidas a partir de um diagnóstico da situação dos idosos do município. O Projeto Cidadania e Saúde – Viva os direitos dos Idosos começou em 2013 em parceria com o Banco Santander, que financiou a pesquisa. Várias reuniões foram realizadas com grupos de idosos que vivem nas áreas urbanas e rurais do município e a partir desses encontros foram identificados vários pontos que deveriam receber investimento para possibilitar que os idosos tivessem mais qualidade de vida. "As reuniões permitiram que eles apontassem quais eram as dificuldades vivenciadas no dia a dia. Temos uma grande população rural e foi justamente com esse público que identificamos as maiores deficiências", afirma a Secretária Executiva dos Conselhos Municipais da cidade, Ivânia Nogueira Barbuio.

Entre as questões que mais chamaram atenção no diagnóstico, Ivania destaca o fato dos idosos que vivem na zona rural afirmarem que não tinham acesso aos serviços de assistência social e terem dificuldade no atendimento à saúde pela dificuldade de locomoção até a cidade. "Percebemos que essas pessoas não conheciam nem os direitos dos idosos, coisas simples que eles poderiam reivindicar e não sabiam. Temos postos de saúde na área rural, mas eles não possuem os mesmos recursos do que os da área urbana", afirma.

Com o diagnóstico feito, o município elaborou um relatório e uma cartilha com as ações que seriam realizadas de imediato, a médio e longo prazo. As cartilhas estão sendo distribuídas para líderes de bairros, grupos de idosos e entidades e a solução para algumas das falhas apontadas já estão sendo colocadas em prática. "O atendimento aos idosos foi priorizado nas Unidades de Saúde, também foi possibilitado o agendamento de consultas por telefone. Além disso, a farmácia do Posto de Saúde não fecha mais para almoço, facilitando o atendimento daqueles que estão na cidade e precisam voltar para o campo", destaca.

A dificuldade de locomoção até a área urbana da cidade está com os dias contatos. Junto ao banco Santander o município adquiriu uma Van que vai fazer o transporte dos idosos que precisarem vir até as unidades de saúde. "O veículo também será usado pelas equipes da prefeitura para campanhas e atendimentos nos bairros rurais. Neste mês ele está sendo plotado com a logo do projeto e a partir do mês que vem esta parte do projeto já começa a funcionar", comemora.

Uma outra ação que deve ser realizada de imediato é a capacitação dos profissionais que atendem os idosos e a confecção de material gráfico com informações sobre campanhas de saúde para serem distribuídos nas áreas urbana e rural. Conforme a secretária, as ações são iniciais, mas há outros atendimentos de médio e longo prazos que serão incluídos no orçamento do município e devem ser executadas a partir do ano que vem. "Na zona urbana também houve reclamações, chamamos os secretários responsáveis por cada assunto e passamos um cronograma de ações que devem ser executadas", complementa.

Ivânia considera o diagnóstico do idoso um avanço para o município. O resultado alcançado com o projeto foi tão positivo que a equipe da prefeitura já está iniciando o diagnóstico da criança e do adolescente com apoio da companhia de energia que atua na cidade. "Nossas preocupações são o idoso e a criança. Será muito importante ter o diagnóstico e definir as ações para os dois públicos", completa.
Michelle Aligleri
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2