Exposição com obras japonesas fica no Museu Oscar Niemeyer até agosto
Exposição foi aberta ao público neste sábado (20), em Curitiba, no PR.
Mostra tem flagrantes do cotidiano e imagens de guerreiros e gueixas.
O Museu Oscar Niemeyer (MON) em Curitiba, no Paraná, apresenta, a partir deste sábado (20), a exposição “Ukiyo-e, obras primas de Hokusai e Hiroshige – Coleção Museu de Arte Fuji de Tóquio”. A mostra tem 70 obras japonesas que revelam paisagens, flagrantes do cotidiano, imagens de guerreiros, gueixas e atores teatrais.
A exposição permanece no espaço até dia 2 de agosto e faz parte dos eventos comemorativos aos 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação assinado entre Brasil e Japão no dia 5 de novembro
De acordo com a direção do museu, em uma tradução literal, "ukiyo-e" significa "retratos do mundo flutuante". São imagens do cotidiano registradas em papel pela técnica da xilogravura desenvolvida durante o período Edo (1603-1868) no Japão, mais especificamente nos centros urbanos de Edo (atual Tóquio), Osaka e Kyoto.
Na mostra, com curadoria de Kenichi Hirano e Toshio Koganemaru, há uma seleção de obras marcantes, consideradas imortais, como Trinta e Seis Vistas do Monte Fuji, a série mais famosa e que deu reconhecimento internacional a Hokusai ao mostrar o Monte Fuji visto em diferentes estações do ano, locais e condições do tempo.
Ainda segundo a direção do museu, ao retratarem lutadores de sumô, gueixas, atores e paisagens, os autores procuravam eternizar na pintura aquele fugaz momento. O estilo foi amplamente difundido nos séculos 18 e 19 e influenciou fortemente importantes movimentos, como o cubismo, impressionismo e pós-impressionismo. Vincent Van Gogh, Claude Monet e Edgar Degas foram alguns dos que buscaram inspiração no Ukiyo-e.
Serviço
“Ukiyo-e, obras primas de Hokusai e Hiroshige – Coleção Museu de Arte Fuji de Tóquio”
- Período expositivo: 20 de junho a 02 de agosto de 2015.
- Sala 10.
- Aberta ao público de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
- Ingressos: R$ 6 e R$ 3 (meia-entrada).
Dias especiais
Domingo + Arte: entrada gratuita no primeiro domingo de cada mês.
Quinta + MON: primeira quinta-feira de cada mês, horário de funcionamento estendido, das 10h às 20h, com entrada gratuita a partir das 18h.
O Museu Oscar Niemeyer (MON) fica na Rua Marechal Hermes, 999, no Centro Cívico. Mais informaçõe sobre a exposição podem ser obtidas pelo telefone (41) 3350-4400.